Vimos que o Parnasianismo faz parte das Escolas Realistas , de origem francesa , que , como o Realismo e o Naturalismo, sucederam-se ao Romantismo. Os três estilos- Parnasianismo, Realismo e Naturalismo - Assemelham-se , portanto , como busca de superação do velho modelo romântico , em sua tendência de privilegiar a fantasia criadora , a emoção e a subjetividade no processo de criação artística. Como tais elementos já não condiziam mais com a evolução cientificista e tecnicista que caracterizou a segunda metade do século XIX, as escolas Realistas pregaram a racionalidade , a objetividade e a precisão arquitetônica como critérios fundamentais para o fazer artístico. Esse fazer adquiriu , assim, um sentido mais rigoroso de trabalho intelectual , que transcende a prática romântica , essencialmente fundamentada na "inspiração", para acrescentar-lhe a "transpiração" : o cuidado com a linguagem , a preocupação com a forma , a lapidação e o refinamento do texto. O Parnasianismo, Excessivamente comprometido com a busca da perfeição técnica de arte , é o estilo que melhor exemplifica a ideia de literatura como trabalho de linguagem , que será explorada pelos modernistas ao longo do século XX. Por outro lado , entretanto , a ênfase formalista do estilo parnasiano levou-o a desprezar o assunto na busca da supervalorização da técnica e , portanto, a separar o sujeito criador de seu objeto criado , o texto, num objetivismo sem precedentes em toda a história da literatura. Em decorrência disso, a prática literária parnasiana , totalmente concentrada na produção poética , tendeu a alienar-se da vida , a refugiar-se no mundo clássico , cujos critérios artísticos adotou , tornando-se academicista, elitista , fechada em seus domínios exclusivamente estéticos. ¤Realismo - Naturalismo Versus Parnasianismo : Enquanto o Realismo e o Naturalismo são estilos voltados para a crítica social, a contestação dos valores burgueses , a estética parnasiana concentrou-se no ideal da arte pela arte, ou seja, valorizou sobretudo o seu próprio mundo, em detrimento da realidade exterior.