Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 13 de maio de 2019

O Conceito de Renascimento


Não podemos pensar que o Renascimento consistiu num retorno pleno da cultura greco-romana, por uma simples razão : nenhuma cultura pode renascer fora de sua época. Embora os intelectuais e os artistas dos se séculos XV e XVI buscassem inspiração nos ideais da Antiguidade greco-romana e tentassem  , mesmo , copiar e reproduzir modelos antigos , o Renascimento foi marcado pelo contexto histórico de sua época . Ao contrário dos artistas da Antiguidade , grande parte dos humanistas eram cristãos ou estavam influenciados de alguma maneira pelo Cristianismo. O que se pode dizer do Renascimento é que foi um movimentos intelectual europeu dos séculos XV e XVI , caracterizando a transição  dos valores dominantes da Idade Média para a me mentalidade burguesa formada na época moderna . Foi um fenômeno tipicamente urbano , que atingiu parcela da população economicamente dominante das cidades prósperas e a camada dos intelectuais. Além de uma mudança na qualidade da obra intelectual , o Renascimento representou , um crescimento na quantidade da produção . Entre os fatores que influenciaram esse crescimento quantitativo , podemos destacar os seguintes: 

• Imprensa : Por intermédio do alemão Johann Gutenberg (1398-1468) , foi desenvolvido o processo de impressão com tipos móveis de metal . Com Gutenberg , estava dado o primeiro passo para a divulgação em maior escala da cultura. Surgiram famosos impressores , que passaram a divulgar os ideais humanistas do Renascimento.

• Mecenato : Homens ricos , conhecidos como mecenas , estimularam o desenvolvimento cultural , patrocinando o trabalho de artistas e intelectuais . Entre os grandes mecenas , encontramos banqueiros , reis e papas.


Anuncios