No início do século , Portugal , historicamente aliado à Inglaterra, viu-se envolvido numa sucessão de guerras contra a França . Em 1807 , Napoleão Bonaparte , aliado à Espanha , invadiu Portugal para garantir o Bloqueio Continental à Inglaterra . As consequências foram a fuga da família real para o Brasil, e uma longa guerra , só terminada em 1811. Entretanto, após a retirada dos franceses , o país continuou sofrendo a intervenção inglesa em seu governo , o que provocou a revolução militar de 1818 e a revolta do Porto , em 1820. A partir de então e até os meados do século , Portugal seria constantemente abalado pelas lutas políticas e pela guerra civil entre conservadores (absolutistas) e liberais (favoráveis a uma monarquia constitucional). ¤A Constituição de 1822 , elaborada a partir da vitoriosa revolução liberal do Porto , instituiu a liberdade de imprensa , a separação dos poderes , com a atribuição do poder legislativo a representantes eleitos (cortes).
¤Em 7 de setembro de 1822 , o Brasil tornava-se independente. Apesar disso , as cortes reconheciam , em 1825 , D. Pedro I como herdeiro do trono português.
¤Em 1828 , o infante D. Miguel , irmão de D. Pedro , liderou a revolta de Vila Franca (Vilafrancada), que restabeleceu o absolutismo.
¤Entre 1828 e 1834 ocorria a guerra civil opondo os absolutistas , liderados por D. Miguel , e os liberais , liderados por D. Pedro (I do Brasil e IV de Portugal), com a vitória final dos liberais . Segue-se ainda , entretanto , um longo período de agitações políticas , alternando-se a vigência da Constituição liberal de 1822 e a da Carta Constitucional de D. Pedro , de 1824. A conciliação política só se estabelece a partir de 1851, no período chamado de Regeneração.