Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 10 de maio de 2019

As Teses Liberais-Nacionalistas do Século XIX


O século XIX , na Europa, foi bastante influenciado por teses liberais e nacionalistas , que se foram constituindo desde o Iluminismo , acompanhado o desenvolvimento da burguesia européia. O Liberalismo defendia, basicamente, os seguintes princípios políticos, econômicos e religiosos:

• Setor político : Regime de governo de caráter democrático . Os poderes do Estado deveriam ser limitados por uma  Constituição e estar separados em Legislativo , Executivo e Judiciário. O Estado deveria servir o cidadão, respeitando sua liberdade e sua divulgação depende dignidade.

• Setor Econômico : O Estado deveria intervir na vida econômica o menos possível. As atividades econômicas deveriam ficar a cargo da iniciativa privada. 

•Setor religioso : O Estado deveria estar completamente separado da Igreja. Cada cidadão deveria praticar livremente sua crença religiosa. A liberdade de culto e de convicções filosóficas deveria ser um direito de todos.

O Nacionalismo defendia , basicamente, os seguintes princípios:

•Respeito pela formação natural dos povos, ligados por laços étnicos , linguísticos e por outros traços culturais;

•Direito de todos os povos lutarem por sua independência como nação;

•Direito dos povos de viverem , com autodeterminação , num território unificado.

As teses liberais e nacionalistas espalharam-se fortemente por diversas regiões da Europa , através de movimentos que postulavam a unidade nacional de um determinado território . Entre esses movimentos , estudaremos os casos que levaram à unificação da Itália e da Alemanha. 


Anuncios