Terminada a Primeira Guerra Mundial, grande parte dos países europeus enfrentava grave crise econômica , social e política. Com a desorganização das produções agrícola e industrial , gerada pela guerra, várias regiões sofriam com a falta de alimentos , com a elevação dos preços e com o crescimento do desemprego. A crise econômica do capitalismo , que ficou patente em 1929 , com a quebra da Bolsa de Nova Iorque , trouxe a descrença política nos princípios da democracia liberal como instrumento capaz de resolver os grandes problemas da época. A eclosão da Revolução Russa, em 1917, que entusiasmava diversos setores do operariado europeu , provocou , por sua vez, considerável preocupação nas classes dominantes. Estas temiam a expansão dos movimentos socialistas , empenhados em organizar as lutas dos trabalhadores contra a exploração capitalista. Todo esse clima de crise econômica e de instabilidade social favoreceu o surgimento , na Europa, de doutrinas que afirmavam ter a fórmula para recuperar a ordem. e a prosperidade interna, bem como conter o "perigo" da expansão socialista. Essas novas doutrinas defendiam o regime totalitário como solução alternativa para a crise européia. Entre as características básicas dos regimes totalitários europeus no período entre-guerras , podemos destacar as seguintes :
•Militarismo: Defendia-se que a paz perpétua entre as nações , além de ser impossível, não era útil ao progresso social. A vida era encarada como combate como continuo , sendo os momentos de guerra desejáveis para liberar as energias humanas. Daí porque todas as grandes nações deviam preparar-se para a guerra , desenvolvimento o militarismo.
• Nacionalismo extremado : Defendia-se que as grandes nações deveriam promover uma afirmação exaltada dos seus próprios valores culturais. O orgulho nacional deveria ser elevado ao máximo.
• Fortalecimento do Estado : Defendia-se que uma nação somente conseguiria desenvolver todas as suas potencialidades através de um Estado forte, dirigido por um partido único , capaz de controlar de forma absoluta diversos setores da vida social : meios de comunicação , órgãos de segurança , sindicatos de trabalhadores etc. Os opositores do Estado totalitário eram, em princípio , violentamente punidos.
