Conta-se que Pitágoras sofreu perseguição política em sua terra natal , a Ilha de Samos (situada na costa jônica , não distante de Mileto ), sendo obrigado a exilar-se em Crotona , na Magna Grécia , onde fundou uma sociedade secreta , de caráter místico-filosófico . Por seu projeto político, foi expulso também de Crotona . As principais contribuições da escola pitagórica podem ser encontradas nos campos da matemática (lembre-se do célebre teorema de Pitágoras), da música e da astronomia. Resposta bastante distinta na busca da "arché" veio de Pitágoras de Samos (c. 570-490 a.C.). Profundo estudioso da matemática , Pitágoras defendeu a tese de que todas as coisas são números. Conta-se que , para chegar a essa tese , primeiro teria percebido que à harmonia dos acordes musicais correspondiam certas proporções aritméticas. Supôs , então, que as mesmas relações se encontrariam na natureza. Unindo essa suposição aos seus conhecimentos da astronomia- que podia, por exemplo , calcular antecipadamente o deslocamento dos astros - , concebeu a ideia de um cosmo harmônico, regido por relações matemáticas , da realidade. A diferença entre as coisas resultaria , essencialmente , de uma questão de números. Os pitagóricos entendiam, por exemplo, que os corpos eram constituídos por pontos e a quantidade de pontos de um corpo definiria suas propriedades. O mundo teria surgido da fixação de limites para o ilimitado (o ápeiron), da imposição de formas numéricas sobre o espaço. E da estrutura numérica da realidade derivariam problemas como finito e infinito , par e ímpar , unidade e multiplicidade , reta e curva , círculo e quadrado etc. Observe que , com Pitágoras , pela primeira vez na história da filosofia ocidental se introduzia , na explicação da realidade , um elemento mais formal , fundado na ordem e na medida. Há , portanto, um monismo em Pitágoras , quando ele diz que tudo é número. No entanto , seu principio sobre origem do mundo pode também ser entendido como dualista. Segundo essa doutrina , o mundo surgiu de um "ápeiron" determinado pelo limite , princípio este que instaura o múltiplo, mas mantém a unidade e a ordem universal. O limite operaria como um deus, ou seria o próprio Deus (cf. Bernhardt, O pensamento pré-socrático: de Tales aos sofistas , em Châtelet, História da filosofia : ideias . Doutrinas , v. 1 , p. 34). Apaixonados pela matemática , os pitagóricos aliaram aos números concepções não apenas filosóficas , mas também místicas, desenvolvendo uma visão espiritual da existência. Por isso, propunham e praticaram um estilo de vida baseado na crença de que a alma é prisioneira do corpo e que dele se libera com a morte. Poderia , então, reencarnar-se em uma forma de existência mais elevada, dependendo do grau de crescimento e virtude que a pessoa tivesse alcançado. Assim , para eles , o principal propósito da existência humana seria o de purificar a alma e elevar suas virtudes. As doutrinas pitagóricas tiveram grande influência sobre Platão e o platonismo. Recordemos , por último , que se atribui a Pitágoras o uso da palavra filosofia pela primeira vez. ¤Formal - que considera as relações existentes entre os termos de uma operação do entendimento, independentemente da matéria ou conteúdo dessa operação.