Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Estrutura da Raiz


Durante a germinação de uma semente de dicotiledônea já é possível observar a formação de uma radícula , que cresce como um eixo principal , a raiz pivotante , a partir da qual se formam lateralmente inúmeras raízes secundárias. A formação dessas ramificações é endógena , pois ocorre a partir de células merismetáticas (periciclo) localizadas no interior do cilindro central. Para chegar ao exterior , a raiz secundária perfura o parênquima da casca da raiz principal. Na estrutura típica de uma raiz são reconhecidas , da ponta para a base  , as seguintes regiões:

a) Zona meristemática (Zona de divisões)

É um meristema primário, protegido pela coifa , um tecido morto , em forma de capuz . As mitoses ocorrem sempre no plano transversal da raiz.

b) Zona lisa ou de alongamento :

É a região de crescimento , onde as células se distendem , proporcionando o crescimento longitudinal.

c) Zona prolífera :

É a região dos pelos absorventes , unicelulares , que pelo grande número e superfície fazem da zona pilífera e principal área de absorção das soluções do solo.

d) Zona de ramificações :

Dessa região saem as ramificações secundárias , a partir de meristemas internos. Lembre-se de que , no caso dos caules , os ramos se formam a partir de gemas.

¤Estrutura Interna da Raiz

Ela pode ser estudada observando-se cortes histológicos transversais da região pilífera , onde já existem tecidos plenamente diferenciados. Aí são reconhecidas três partes , de fora para dentro : epiderme , casca (córtex) e cilindro central. A epiderme é uma camada simples , e muitas de suas células emitem longos pelos absorventes. A casca é um parênquima uniforme , de células grandes , com pequenos espaços entre elas , os meatos , por onde a seiva mineral circula livremente até atingir os vasos lenhosos , no interior do cilindro central. O cilindro central (cilindro vascular) está delimitado da casca pela endoderme , uma camada de células com paredes reforçadas . É no cilindro central que se concentra o tecido condutor, lenho (xilema) e líber (floema), com disposição típica , em raios alternados.
Nas raízes de dicotiledôneas , internamente à endoderme há uma camada bem definida , o periciclo , do qual se originam as ramificações. Nessas raízes há ainda uma camada de câmbio entre os feixes vasculares , que é um meristema secundário e que promove o crescimento do cilindro central em espessura.

Anuncios