Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 1 de março de 2019

Classificação de Mendeleev e Meyer (1869)

   A primeira classificação realmente útil surgiu em 1869 com base nos trabalhos apresentados independentemente por Dmitri Mendeleev e Lothar Meyer. A classificação de Mendeleev era , entretanto , muito mais completa. O grande cientista russo dispôs os elementos em ordem crescente de peso atômico e colocou-os em grupos ou famílias de tal modo que cada família apresentasse elementos com propriedades químicas semelhantes. Um dos méritos desta classificação consistiu na previsão da existência de alguns elementos. Mendeleev organizou sua classificação para sessenta elementos existentes na época e ficavam alguns "buracos" , os quais seriam preenchidos com elementos descobertos posteriormente.  Dando mostras de verdadeira genialidade, Mendeleev previu as propriedades desses elementos desconhecidos , baseando-se nos elementos vizinhos da classificação. Um exemplo típico é o conjunto de propriedades do germânio. Este elementos era desconhecido da época e Mendeleev chamou-o de eka-silício (abaixo do silício).  A classificação de Mendeleev , por outro lado , apresentava alguns problemas . Por exemplo , o níquel e o cobalto ficariam em posições contrárias às atuais , se fossem colocados em ordem crescente de massa atômica. Mendeleev , inclusive , afirmou que "outro critério de classificação ainda iria ser criado" para sanar essas falhas. Com efeito , em 1913, Moseley lançou o conceito de número atômico e a tabela de Mendeleev foi reorganizada. Os elementos foram dispostos em ordem crescente de número atômico e então praticamente chegou-se à tabela atual.

Dmitri Mendeleev (1834-1907)


Dmitri Mendeleev , nascido em Tobolsk , na Sibéria , foi o responsável pela principal organização dos elementos químicos. Este gênio da Química doutorou-se na Universidade de São Petersburgo, onde começou a lecionar em 1866. Sua classificação periódica dos elementos , lançada em 1869 , era bastante avançada , pois previa a existência de uma série de elementos até então desconhecidos.

Lothar Meyer (1830-1895)

Lothar Meyer , físico e químico alemão , lançou em 1869 , independentemente de Mendeleev , uma excelente classificação periódica dos elementos. Ela só é considerada inferior à de Mendeleev por não fazer previsão sobre os elementos químicos desconhecidos na época.                                                                                                                                                                         

Anuncios