Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 22 de março de 2019

Crítica Ao Absolutismo - John Locke


Analisando o filósofo e o homem político , podemos dizer que Locke , de certa maneira , "transportou" suas teorias sobre o conhecimento humano para o campo sociopolítico. Para ele , assim como não existem ideias inatas , também não deveria existir poder inato (ou de origem divina) , como defendiam os adeptos do absolutismo monárquico. Revelando sua preocupação em proteger a liberdade do cidadão, defendia que o poder social deveria nascer de um pacto entre as pessoas. Por sua vez , as leis deveriam expressar as normas estabelecidas pela própria comunidade , que , através do mútuo consentimento dos indivíduos , escolheria a forma de governo considerada mais conveniente ao bem comum.

"A única maneira pela qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se numa comunidade para viverem com segurança , conforto e paz."  (Locke , Segundo tratado sobre o governo, p. 71).

Adversário da tirania , do abuso do poder , locke , em razão das suas ideias políticas , é apontado por muitos historiadores como o "pai do Iluminismo" (tema que trataremos em breve). Seu pensamento exerceu profunda influência na fundamentação ideológica da democracia liberal burguesa , contribuindo para a difusão de valores iluministas como a tolerância religiosa , o respeito pela liberdade individual , a expansão do sistema educacional e a livre-iniciativa econômica .

Anuncios