Saiba Mais

Translate

sábado, 23 de março de 2019

Sócrates - Dor Das Descobertas


Sócrates - " Quando voltam a implorar insistentemente minha companhia , com demonstrações de arrependimento , nalguns casos meu demônio familiar me proíbe reatar relações ; noutros o permite , voltando estes, então , a progredir como antes. Neste ponto, os que convivem comigo se parecem com as parturientes : sofrem dores lancinantes e andam dia e noite desorientados, num trabalho muito mais penoso do que o delas. Essas dores é que minha arte sabe despertar ou acalmar. E o que se dá com todos. [...]"

Ou seja, a atividade filosófica está vinculada a certa dor , a certo grau de incerteza , inquietude e angustia . É a dor da dúvida, do "parto" do conhecimento, do ampliar da consciência . Por exemplo , quando uma pessoa vê pela primeira vê algo que nunca tinha conseguido ver antes e percebe que esteve enganada todo o tempo, essa visão pode ser bastante desestabilizadora . Não é fácil admitir um erro e assumir as consequências . Mas depois, com a prática reflexiva contínua , essa pessoa poderá progredir no sentido de una consciência mais plena , reorganizar sua compreensão do mundo e alcançar a felicidade de uma vida orientada de maneira mais justa e sábia.




Anuncios