Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 29 de março de 2019

O Conceito de Mercantilismo


O processo de formação  das monarquias nacionais foi acompanhado , de modo geral , pela introdução de uma política econômica conhecida como mercantilismo.

O mercantilismo é representado por um conjunto de doutrinas e práticas econômicas destinadas ao fortalecimento do Estado. Desenvolveu-se a partir do século XVI , com a formação das monarquias nacionais , e atingiu seu apogeu com os Estados absolutistas do século XVII . 

A aplicação da política mercantilista contribuiu para o enriquecimento  da burguesia comercial europeia, que por sua vez colaborou para o fortalecimento do poder real . Contrapondo-se ao sistema feudal , o mercantilismo nascente . Marcado por uma grande ativação do comércio a nível internacional nos séculos XVI e XVII , o capitalismo nascente viveu um período de acumulação conhecido como Revolução Comercial.

Capitalismo é o sistema econômico em que os meios de produção (matéria-prima , equipamentos e máquinas) constituem propriedade privada daqueles que detêm o capital , isto é , os capitalistas . Estes , mediante certo pagamento (salário) , contratam a força de trabalho de outras pessoas , utilizando-a na produção de novos bens , com o fim de obter lucro. 

Anuncios