Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 29 de março de 2019

O Sistema Colonial


É preciso destacar que um dos elementos de grande importância para o desenvolvimento do mercantilismo foi a conquista de colônias na América , na África e na Ásia . Tendo como objetivo a exploração econômica dessas colônias , foi montado o sistema colonial . As características básicas do sistema de exploração colonial são as seguintes:

1ª- Complementaridade: A produção colonial foi organizada com a função  de complementar ou satisfazer os interesses dos países metropolitanos europeus . No caso do Brasil , por exemplo , foi organizada uma produção a fim de fornecer açúcar e tabaco ,mais tarde ouro e diamantes , depois algodão e , em seguida, café , para o comércio europeu. Não se objetivava , de modo algum , desenvolver na colônia qualquer atividade voltada para seus próprios interesses internos. 

2ª- Monopólio Comercial: O monopólio comercial era o instrumento básico utilizado pela metrópole para amarrar a vida econômica da colônia. Através do monopólio comercial , a metrópole tornava a colônia um mercado exclusivo da burguesia metropolitana. Essa burguesia ficava com o direito de comprar , com exclusividade , os produtos coloniais , fazendo-o ao menor preço possível . De posse desses produtos , os comerciantes da metrópole os revendiam , no mercado europeu , aos mais altos preços admissíveis . Mas não paravam aí os lucros decorrentes do monopólio comercial. Também era privilégio exclusivo da burguesia metropolitana vender produtos europeus para a população da colônia. 

Anuncios