Saiba Mais

Translate

terça-feira, 19 de março de 2019

Leis E Teorias Científicas


Além de utilizar um método , os cientistas , depois de suas investigações , também formulam leis e teorias , principalmente dentro das ciências naturais , com destaque para a física. Nas ciências sociais esse modelo de investigação não é tão presente. Mas o que são exatamente as leis e teorias científicas? Analisando inúmeros fatos do mundo, percebemos a ocorrência de fenômenos regulares , como a sucessão do dia e da noite, das estações do ano , o nascimento dos seres vivos , a atração dos corpos em direção ao centro da Terra e outros. Para reconhecermos a ocorrência de regularidades, devemos observar os fenômenos semelhantes e classificá-los segundos suas caraterísticas comuns. Ao examinar as regularidades , a ciência procura chegar a uma conclusão geral que possa ser aplicada a todos os  fenômenos semelhantes. Por meio desse processo, formulam-se as leis científicas. Nesse sentido , leis são enunciados generalizadores que procuram apresentar relações constantes e necessários entre fenômenos regulares. As leis científicas desempenham duas funções básicas :

¤ resumem uma grande quantidade de fenômenos regulares, favorecendo uma visão global do seu conjunto ;

¤ possibilitam a previsão de novos fenômenos que se enquadrem na regularidade descrita.

As leis costumam fazer parte de uma teoria científica , que "especifica a causa ou mecanismo subjacente tido como responsável pela regularidade descrita na lei! (Kneller , A Ciência Como Atividade Humana , p. 150).

Portanto , a teoria tem como objetivo explicar as regularidades entre os fenômenos e deles fornecer uma compreensão ampla. Costuma-se dizer que explicar e prever constituem a função fundamental das leis e teorias científicas.


Anuncios