Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 22 de março de 2019

Os Receptores Sensoriais


Agora vamos classificar os receptores dos sentidos em três tipos:

=Exteroceptores (Pronuncie éxtero)

São os receptores espalhados pela superfície corporal , como olhos , ouvidos e corpúsculos sensoriais do tato e do gosto , bem como as terminalizações nervosas da mucosa nasal.

¤Interoceptores (pronuncie íntero)

Estão localizados nos órgãos internos , como os nódulos carotídeos , que percebem as variações da pressão arterial ou do teor de C02 no sangue , transmitindo a informação aos centros nervosos superiores , ou como as terminações nervosas nas vísceras , que permitem ao indivíduo uma dor no estômago ou uma incomodidade na bexiga , como acontece na cistite.


¤Proprioceptores (pronuncie próprio)

São receptores muito especiais , situados no interior do músculos , e que transmitem ao cérebro estímulos indicativos do grau de contração ou relaxamento muscular. É graças aos proprioceptores que você pode deduzir a altura a que elevou o pé ao subir um degrau , mesmo sem olhar baixo. Também são os proprioceptores que lhe permitem saber quando a sua bexiga está cheia ou quando o seu intestino tem conteúdo para eliminar. As plantas que realizam nastias (movimentos não orientados em relação e estímulos externos) também não possuem sensibilidade. Aqui se enquadram a sensitiva ou dormideira (Mimosa pudica) e as ascídeas ou plantas carnívoras. Elas possuem unicamente um grande número de canais capilares cheios de água que convergem para pontos estratégicos , onde se localizam bolsas celulares. Qualquer abalo na superfície de uma dessas plantas (seja pelo vento forte , por um inseto ou pelo homem) acarreta a "irritabilidade" de algumas células , que liberam um fitormônio capaz de alterar a permeabilidade da membrana plasmática das células das bolsas mencionadas acima. Essas células , então, absorvem rapidamente a água dos canais. Pela variação a flexibilidade de alguns tecidos de sustentação , ocorrem os movimentos de fechamento da planta. Mas a planta não "distingue" a natureza do estímulo. Logo, trata-se apenas de irritabilidade e não de sensibilidade. Depois, lentamente , por capilaridade , a água volta para os canais e a planta reassume sua posição normal.

Anuncios