Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 28 de março de 2019

O Massacre Dos Povos Pré-Colombianos


Há estimativas de que antes de chegada do colonizador europeu na América viviam em nosso continente cerca de 90 milhões de pessoas . Essa população foi violentamente reduzida em pouco tempo , após a chegada do europeu . Entre as várias causas que levaram ao genocídio das populações pré-colombianas , podemos destacar as seguintes:

1ª- O ataque dos diversos micróbios contagiosos: Além do colonizador , os navios europeus traziam para a América inúmeras doenças infecciosas , como sarampo , tifo , varíola , gripe , impaludismo (malári)e , posteriormente tuberculose . As populações pré-colombianas não tinham resistência orgânica contra essas infecções e , ao serem contaminadas por essas doenças , sofriam duplo impacto , físico e psicológico . A morte de tribos inteiras pelas epidemias abalava profundamente a estrutura psicossocial do povo indígena. 

2ª- A desorganização do modo de vida indígena: O colonizador , dominado e escravizando os povos pré-colombianos , rompia com sua organização social primitiva . Além disso , destruía a unidade dos grupos nativos , porque forçava aldeias inteiras a migrar , com o objetivo de explorar  seu trabalho.

3ª- A guerra ao índio: O colonizador organizou guerras sistemáticas as tribos rebeldes , que , na medida de suas forças , lutavam pela defesa de suas terras e de sua liberdade. A reação indígena , entretanto , foi sufocada pelas armas de fogo do colonizador.

4ª- Os suicídios coletivos e auto-destruição: Contaminados por doenças estranhas , que ignoravam e não sabiam combater , os povos pré-colombianos , muitas vezes , supunham estar sendo castigados pelos seus deuses . Com isso , estragavam-se ao mais desolador  sentimento de tristeza e de apatia . Suicídio , infanticídios e abortos foram significativamente praticados por diversas populações. Era a atitude desesperada de um povo que via morrer seu mundo , sua estrutura  social , seus deuses e sua liberdade. 

Anuncios