De acordo com o pensamento de Marx , os seres humanos não podem ser pensados de forma abstrata , como na filosofia de Hegel, nem de forma isolada , como nas filosofias de Frauerbach, Proudhon e tantos outros que Marx criticou , como Schopenhauer e Kierkegaard. Para Marx , não existe o indivíduo formado fora das relações sociais. Ele enfatiza esse ponto ao afirmar : " A essência humana [...] é o conjunto das relações sociais" (Teses contra Feuerbach , p. 52). Isso significa que a forma como os indivíduos se comportam , agem , sentem e pensam vincula-se à forma como se dão as relações sociais. Essas relações sociais , por seu lado , são determinadas pela forma de produção por seu lado , são determinadas pela forma de produção da vida material , ou seja , pela maneira como os seres humanos trabalham e produzem os meios necessários para a sustentação material das sociedades. Em "A ideologia alemã" , escrita em conjunto com Engels . Marx desenvolve essa reflexão dizendo :
" A forma como os homens produzem esses meios depende em primeiro lugar da natureza , isto é , dos meios de existência já elaborados e que lhes é necessários reproduzir ; mas não deveremos considerar esse modo de produção deste único ponto de vista , isto é , enquanto mera reprodução da existência física dos indivíduos. Pelo contrário , já constitui um modo determinado de atividade de tais indivíduos , uma forma determinada de manifestar a sua vida , um modo de vida determinado. A forma como os indivíduos manifestam a sua vida reflete muito exatamente aquilo que são. O que são coincide portanto com sua produção, isto é , tanto com aquilo que produzem como com a forma como produzem. Aquilo que os indivíduos são depende portanto das condições materiais da sua produção." (p.4).
Esse é um ponto fundamental da filosofia de Marx. Ao falar da produção material da vida , ele não se refere apenas à produção das inúmeras coisas necessárias à manutenção física dos indivíduos. Considera também o fato de que , ao produzirem todas essas coisas , o seres humanos constroem a si mesmo como indivíduos. Isso ocorre porque , segundo o filósofo , " o modo de produção da vida material condiciona o processo geral de vida social, política e espiritual" (Para a crítica da economia política , prefácio).