Saiba Mais

Translate

terça-feira, 26 de março de 2019

O Mercantilismo Inglês


Na Inglaterra, a política mercantilista começou  ser aplicada pela dinastia Tudor , destacando-se a rainha Elisabeth I do XVIII. O governo de Elisabeth I, empenhou-se sobretudo em incentivar o comércio exterior e a marinha mercante. Para incentivar o comercio exterior , Elisabeth I concedia prêmios e isenção de impostos às manufaturas inglesas , ao mesmo tempo que aumentava os impostos alfandegários sobre os tecidos vindos de outras partes da Europa . Esta rainha estendeu sua proteção também à indústria naval e à mineração. O  motivo é simples : por estar em uma ilha , a Inglaterra precisava de navios para comerciar com outros países . E para fazer serviços , precisava de ferro. Veja o que um estudiosos de economia , o inglês Thomas Mun , que viveu naquela época , fala sobre a importância do comércio externo exterior para o seu país:

"o comércio exterior é a riqueza do soberano , a honra do reino , a nobre vocação dos mercadores , nossa subsistência de nossos pobres , o melhoramento de nossas terras , a escola de nossos marinheiros , o nervo de nossa guerra , o terror de nossos inimigos. "

A monarquia inglesa conseguiu lucros fabulosos com o comércio exterior não apenas pela via legal , mas incentivando também o contrabando e a pirataria nas costas da América , da África e da Ásia . Elisabeth I , por exemplo , ficou conhecida pelo apoio material e moral que deu ao famosos corsário Francis Drake . Corsário era um pirata que tinha carta de corso , isto é , uma licença oficial dada pelo governo de seu país para praticar assaltos no mar e em terra. 

Anuncios