Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 22 de março de 2019

Cristianismo


O cristianismo é uma religião que surgiu no interior do império romano, a partir do ano 1 de nossa era , com os seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo. Constituía originalmente uma corrente heterodoxa do judaísmo e, como tal, manteve o que os cristãos chamam de Velho Testamento (as escrituras hebraicas) como parte de seu livro sagrado (a Bíblia) , mas incorporou a ele o Novo Testamento (as escrituras gregas), redigido pelos apóstolos e primeiros cristãos durante o século I d.C. .

¤Heterodoxo - que contraria ou não está em consonância com as opiniões predominantes ou com normas ou dogmas estabelecidos dentro de certo contexto.

O desenvolvimento  inicial do cristianismo ocorreu juntamente com a edificação da Igreja Católica , instituição que foi a única representante da fé cristã por muitos séculos , até o início da Idade Moderna. Era uma época de grande penetração da filosofia grega entre as autoridades e as camadas mais cultas da população de Roma e de suas províncias e , posteriormente , da Europa Medieval. Devido a essa influência , boa parte da doutrina cristã - elaborada nesse período - integra elementos de diversas correntes do pensamento grego. A tarefa de construir essa doutrina foi realizada pelos padres da Igreja e outros líderes cristãos , com o  propósito de explicar e justificar diversos aspectos de sua fé . Nesse processo, porém , não se poderia , de modo algum , contrariar as verdades reveladas por Deus aos humanos ou as interpretações das escrituras sagradas que foram sendo estabelecidas pela Igreja.

¤Padres da Igreja - Denominação dada aos primeiros pensadores e escritores da Igreja Católica , especialmente aqueles que viveram entre os séculos IV e VIII .  A palavra padre significa aqui "pai", no sentido de que foram esses padres que formularam os primeiros conceitos da fé e tradição católica.

Nos primeiros séculos de nossa era , as obras de Platão e de Aristóteles haviam desaparecido. Assim, as principais concepções gregas absorvidas pelo cristianismo, nesse período , vieram de escolas filosóficas helenísticas e greco-romanas , com destaque para o estoicismo e o neoplatonismo. Este surgiu por volta do século III, realizando uma síntese entre a filosofia de Platão e certos elementos místicos , como a metafísica hindu. Propunha como realidade suprema o Uno, do qual emanariam todas as outras realidades , sendo a primeira delas o logos.


Anuncios