Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 21 de março de 2019

Momento Histórico do Neoclassicismo em Portugal


¤O Século XVII - As Luzes

Desde as últimas décadas do século XVIII, a Europa passou por profundas transformações , coroadas pela Revolução Francesa: O progressivo descrédito das monarquias absolutas , a decadência da aristocracia feudal, o crescimento do poder da burguesa , a chamada "Revolução Industrial" inglesa. A esse quadro de transformações sociais , econômicas e políticas correspondem mudanças ideológicas não menos radicais : o laicismo , o empirismo , o liberalismo. Na segunda metade do século , o Iluminismo francês fermentou os ideais revolucionários do mundo inteiro .

¤ Portugal no Século XVIII

Já em Portugal, este período foi marcado pelo longo e suntuoso reinado de D.João V que as grandes riquezas do ciclo do ouro das Minas Gerais garantiram. A primeira metade do século caracterizou-se , assim , pelo desperdício , pelas obras monumentais (como o convento de Mafra e o aqueduto das Águas Livres , de Lisboa) , pela manutenção dos poderes da Inquisição, pela influência dos jesuítas , pela permanência , enfim , dos valores tradicionais - aristocráticos e clericais- em torno da monarquia absoluta. Só na segunda metade do século (1750-1777) , o "déspota esclarecido" Marquês de Pombal , ministro de D. José I, procurou , com reformas , alinhar Portugal com a Europa iluminista.  O Neoclassicismo corresponde ao período do governo pombalino.

¤ Iluminismo - o mais importante e influente movimento intelectual do século XVIII, propõe basicamente o uso da razão como meio para satisfazer as necessidades do homem. Os iluministas (Voltaire , Diderot, Montesquieu ...) foram adeptos do laicismo e do empirismo , bem como forneceram os fundamentos para o liberalismo. Os movimentos pela independência do Brasil, como a Inconfidência Mineira , por exemplo, inspiraram-se nas idéias iluministas.

¤ Laicismo- concepção segundo a qual Estado e Igreja devem ser independentes , e as funções do Estado , como a política , a economia , a educação, exercidas por leigos.

¤Liberalismo- Ideologia política que defende os sistemas representativos, os direitos civis e a igualdade de oportunidades para os cidadãos. Como doutrina econômica , propõe a iniciativa individual e a livre concorrência , sem interferência do Estado , como meio de se obter o equilíbrio entre os interesses sociais e individuais. ¤ Empirismo - corrente filosófica que atribui à experiência sensível a origem de todo conhecimento humano (Locke, Hume).

Anuncios