Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 27 de março de 2019

A Política Das Alianças



O permanente clima de tensão internacional levou as grandes potências  a formular tratados de alianças com certos países , a fim de adquirir mais força para enfrentar a potência rival . Depois de muitas negociações e de tratados bilaterais , observa-se na Europa , em 1907 , dois blocos distintos :

1ª- A Tríplice Aliança : formada por Alemanha , Áustria e Itália:

2ª- A Tríplice Entente: formada por Inglaterra , França e Rússia.

É preciso notar que a aliança original entre os países de cada bloco não permaneceu inalterada. Conforme seus interesses imediatos , alguns países mudaram de lado , como , por exemplo , a Itália , em 1915. 

As tensões entre os dois blocos cresciam a um nível insuportável , bastando qualquer atrito para incendiar o estopim da guerra . Esse atrito surgiu com o assassinato, na cidade de Serajevo , em 28 de junho de 1914, do arquiduque Francisco Ferdinando , herdeiro do trono austríaco . O assassino foi o  estudante Gavrilo Princip , pertencente a uma organização secreta , que tinha o apoio do governo Sérvio , ligado , por sua vez , à Rússia. Estando a maioria das nações unidas por alianças o assassinato de Francisco  Ferdinando foi o atrito incendiário que desencadeou a explosão da guerra a nível mundial. 

Anuncios