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segunda-feira, 10 de junho de 2019

A Emergência Dos Nacionalistas Autoritários


Nem todos os países reagiram da mesma  forma As instabilidades do capitalismo. Por causa da grande polarização política , em muitos casos , os regimes democráticos passaram a ser vistos como fracos , incapazes de dar conta da ebulição social que atingia o mundo industrial urbano. Especialmente depois da Crise de 29, a percepção geral era de que o longo período de confiança no liberalismo econômico e político estava com os dias contados. Viu-se que a Revolução Russa de 1917 lançou uma base concreta para as aspirações revolucionárias em todo o mundo. Partidos comunistas , revolucionários profissionais , socialistas e sindicalistas impulsionavam o clima de crescente reivindicação social nos países industrializados do pós-guerra.  A exacerbação dos conflitos sociais , o fantasma da revolução e a crise econômica trouxeram à tona outros agentes políticos , que , evocando a bandeira do nacionalismo, propunham um caminho diferente para a superação das contradições sociais e econômicas. Como já se viu , no fim do século XIX , houve o avanço do nacionalismo e da disputa imperialista. Nesse momento , o prestígio de uma nação estava associado à influência que ela poderia exercer sobre o mundo. Com o avanço da sociedade e da política de massa , líderes demagógicos passaram a manipular credulidades , convicções e ressentimentos de populações basicamente desenraizadas pelas intensas migrações (especialmente entre o campo e a cidade) e desnorteadas com a intensidade das transformações no mundo industrial. Um nacionalismo que engendrava novas referências de identidade , defendendo ideais de heroísmo , sangue , terra e tradições , ganhava terreno entre essas populações. Ao mesmo tempo, grupos partidários praticando atos violentos e coercivos em nome de valores nacionalistas e militaristas de guerra , que floresciam desde o fim do século XIX , cresciam ainda mais entre os derrotados da Primeira Guerra. Foi também nesse período que afloraram ideais políticos oriundos de doutrinas racistas , as quais  se desenvolviam desde o século XIX. Tentando explicar , com base nos referenciais da ciência da época , a desigualdade entre os grupos étnicos humanos, teorias como a do francês Conde de Gobineau (1816-1882) sustentavam uma suposta superioridade da raça ariana. Transpondo esses ideais para a política , alguns grupos passaram a propor a eugenia (melhoramento genético da raça) e incentivar a reprodução seletiva , o combate à miscigenação e a eliminação dos incapazes. Com a defesa de um nacionalismo racista , de base biológica , pregava-se a sobrevivência dos mais fortes. Essas novas forças políticas alinhavam-se , preferencialmente , à direita e combatiam , em primeiro lugar, os partidários da revolução social , socialistas e comunistas. Defendiam a eliminação dos rivais e , quando desprezo pelas instituições liberais. Na verdade , estavam dispostas a acabar com qualquer limite ao governo do supremo líder. Embora espalhados por  diversos países , nem todos os movimentos nacionalistas de base autoritária chegaram ao poder. A adesão à direita radical , por exemplo, não se efetivou nos lugares onde as revoluções liberais já tinham solo sedimentado, como os Estados Unidos , a Grã-Bretanha e a França. Foi na Itália do pós-guerra que , primeiramente , esses ideais ascenderam ao poder. Fundada em 1919 , a Fasci de Combattimento , aos poucos , conseguiu unir as forças que eram contra o comunismo , num país psicologicamente abalado pela Primeira Guerra e com um governo instável e sem autoridade. Nesse cenário , em 1922, a Marcha sobre Roma , realizada por membros do partido fascista , pressionou o rei Vitor Emanuel III a nomear o líder fascista Benito Mussolini (1883-1945) como chefe de governo. Gradativamente , o governo de Mussolini se transformou em uma ditadura , culminando , em 1926, com a declaração de ilegalidade dos movimentos de oposição. Na esteira de um nacionalismo baseado nas glórias de um passado remoto , Mussolinmi e a elite fascista construíram um regime um regime corporativista e com uma concepção orgânica de sociedade , em que as classes deveriam aceitar voluntariamente a hierarquia social e colaborar para a construção de uma nação poderosa e temida.


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