Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 26 de junho de 2019

A Expansão Imperialista do Século XIX


Os movimentos de independência americana do início do século XIX praticamente fizeram desaparecer os impérios coloniais europeus na América. Entretanto, com o desenvolvimento e a expansão da industrialização nas potências européias , surgiu entre elas um clima de competição e de disputa de mercados consumidores. O resultado desse processo foi o início , na segunda metade do século XIX , de uma verdadeira corrida em busca de colônias , principalmente na África e na Ásia. Vamos resumir os principais fatores que conduziram à expansão colonialista do século XIX :

•No plano econômico : A competição econômica obrigava as nações industrializadas a controlar as fontes fornecedoras de matérias-primas industriais situadas na África e na Ásia. Além disso , a conquista de colônias proporcionava o controle privilegiado de um mercado consumidor para os produtos industrializados.

• No Plano Político : O clima de rivalidade entre as potencias industriais européias levou à conquista de territórios estratégicos , em diversas partes do mundo, como medida de segurança nacional.

• No Plano Ideológico : Justificava-se a conquista colonial da África e da Ásia como um direito natural de expansão da civilização européia. Dizia-se que essa civilização era culturalmente superior às demais , pois tinha como base um povo de raça branca , cristão e tecnicamente desenvolvido . Sabemos que essas teses de superioridade cultural não possuem bases científicas. Entretanto, cumpriram seu papel , criando argumentos para justificar a exploração desumana dos diferentes povos africanos e asiáticos.

Anuncios