Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 21 de junho de 2019

O Pensamento Burguês Do Iluminismo


O elemento básico da atividade econômica da burguesia foi, primeiramente , o comércio. Essa atividade despertou nos burgueses o espírito de competição , estimulando o individualismo. Vejamos, então, de que modo os importantes valores defendidos pelo Iluminismo , como a igualdade , a tolerância, a liberdade e a propriedade, estão ligados ao desenvolvimento do comércio e do individualismo burguês :

• Igualdade : No ato de comércio , como a compra e a venda , as possíveis desigualdades entre os homens não possuem importância concreta. O que importa é a igualdade jurídica das pessoas que realizam o ato de comércio. Por isso , os filósofos iluministas defendiam a igualdade de todos os homens perante a lei.

• Tolerância Religiosa ou Filosófica : No ato de comércio , não importam as convicções religiosas ou filosóficas dos participantes. Do ponto de vista econômico , seria absurdo que os burgueses ficassem levando em conta as convicções das pessoas. Seja muçulmano, judeu ou cristão , a capacidade comercial das pessoas não se altera em função de suas convicções.

• Liberdade : O comércio só pode se desenvolver numa sociedade de homens livres para vender e comprar. Por isso, os burgueses eram contra a escravidão humana. Sem homens livres , não existe mercado comercial.

• Propriedade : O comércio também só é possível entre as pessoas que detenham a propriedades de bens ou de capitais . Por isso , a ideologia burguesa passou a defender que todos os homens deveriam ter direito à propriedade material.

Anuncios