Saiba Mais

Translate

sábado, 29 de junho de 2019

Estado Gasoso



No estado gasoso, ao contrário dos anteriores (estado sólido e estado líquido) , as partículas se encontram livres, em contínuo movimento de translação, rotação e vibração. O gás não tem forma nem volume próprios, ocupando uniformemente todo o recipiente que o contém. Para explicar o comportamento físico dos gases, criou-se a teoria cinética dos gases, o que pode ser resumida nos seguintes itens:

• As partículas dos gases são muito pequenas e seu volume é desprezível em relação ao volume ocupado pelo gás.

• As partículas dos gases estão bastante separadas umas das outras e não exercem interações entre si, ou seja, não há atração entre elas.

• As partículas dos gases se movimentam de modo contínuo e desordenado. 

• As partículas dos gases chocam-se entre si e com as paredes do recipiente de tal maneira que não há perda de energia, ou seja tais choques são elásticos e por isso diz-se que a energia cinética média das partículas gasosas é constante e diretamente proporcional à  temperatura.

• As colisões das partículas dos gases contra as paredes do recipiente constituem a pressão do gás. 

Tomando como base os postulados da teoria cinética dos gases, podemos explicar as principais propriedades do estado gasoso. 

• Os fases são bastante compressíveis pois existem grandes espaços vazios entre suas partículas. 

Pelo mesmo motivo, os gases apresentam grande capacidade de se misturarem (difusão) , motivo pelo qual misturas gasosas são perfeitamente homogêneas. 

- Os gases ocupam todo o recipiente que os contém em razão do movimento contínuo e desordenado de suas partículas. 

- A pressão exercida pelos gases depende do número de choques, por unidade de tempo, entre as partículas gasosas e as paredes do recipiente, visto que pressão é a força exercida sobre uma superfície. 

Anuncios