Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Grandes Conflitos Medievais

× A situação da Igreja no século XI

No princípio do século XI, graves problemas afetavam a Igreja Católica do Ocidente. A raiz do mal estava no fato de os eclesiásticos terem se tornando verdadeiros senhores feudais, valorizando extremamente as coisas materiais e deixando de lado a parte espiritual. Por outro lado, os reis estavam vivamente interessados na posse dos bens da igreja e interviram nos assuntos religiosos nomeando os bispos. A igreja necessitava solucionar dois grandes problemas : 

• Simonia ,  que era o comércio de cargos eclesiásticos e sacramentos ;

• Nicolaísmo, pregado pelo sacerdote  Nicolau, que tentava legitimar o casamento dos clérigos, uma vez que estes, além dos abusos praticados, levava uma vida promíscua, a exemplo da nobreza. 

Essas situações provocam a reação do clero regular, especialmente da Abadia de Cluny. Em 1059, o Papa Nicolau II modificou o regime de eleição pontificial , estabelecendo que os papas deveriam ser eleitos pelo colégio de Cardeais. Essa inovação afastou a influência leiga na eleição do Papa. Um dois primeiros papas eleitos pelo colégio de cardeais foi Gregório VII (1073-1085) . Era monge de Cluny , conhecido como Hildebrando . Subiu ao trono pontifício e se dispôs a combater a corrupção do clero e a libertá-lo da tutela imperial. Seu primeiro ato foi proibir severamente , sob pena de excomunhão , a investidura de pessoa em cargo Eclesiástico feita por leigo. 

Anuncios