Saiba Mais

Translate

terça-feira, 2 de abril de 2019

Características da Historiografia de Fernão Lopes


O primeiro cronista não foi superado em qualidade por seus sucessores. Para analisar e corrigir as informações a que tinha acesso - memórias , tradições , relatos e testemunhos - , Fernão Lopes inaugurou um método investigativo de inusitado rigor para a época. Fazia-lhes a crítica à luz do farto material de que dispunha como chefe dos arquivos do Estado , confrontando os fatos para eliminar contradições e inverdades. Vejamos algumas características de sua obra que explicam a grande importância que os historiadores da literatura que conferem.

1- Investigação Crítica das Fontes : segundo os estudiosos Óscar Lopes e Antônio José Saraiva, "até hoje não foi possível abalar , em nada de importante , a solidez desta obra sob o ponto de vista documental".

2- Concepção da História : sua concepção da História ainda é medieval e região cêntrica , isto é , centrada na figura do rei e de heróis , como Nuno Álvares , uma das mais belas personagens de sua obra. Entretanto , certos aspectos originais de suas crônicas o aproximam de uma concepção  moderna da História:

¤ as ações individuais dos heróis são combinadas com os movimentos de massa ; o povo é visto como força decisiva nos acontecimentos históricos ;

¤ o quadro da sociedade portuguesa não se restringe à vida da corte ; em sua obra , pela primeira vez se apresenta o painel de uma coletividade nacional portuguesa ;

¤o cronista considera as causas econômicas dos fatos.

3 - Qualidades artísticas : suas crônicas não se reduzem ao relato frio dos acontecimentos. Possuem o dinamismo das novelas (lembremos a moda das novelas de cavalaria em seu tempo) , que quebra a monotonia narrativa. Seus impressionantes quadros descritivos dos movimentos  populares , da vida da corte e das batalhas permitem ao leitor a visualização das cenas. As personagens ganham vida com a vitoriosa caracterização e com a complexidade psicológica que o cronista soube lhes atribuir.

Anuncios