Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 3 de abril de 2019

As Hepáticas


São vegetais de organização muito simples , cujos talos se assemelham aos das algas. Um gênero muito comum é Marchantia, de talo largo, rasteiro, verde, com ramificações dicotômicas (crescimento bifurcado). Na superfície desses talos, que correspondem aos gametófitos , há dois tipos de órgãos reprodutores :

a) conceptáculos : são pequenos cálices , no interior dos quais se origem inúmeros propágulos para a reprodução assexuada. Cada um dos microcopusculos propágulos , ao cair no solo, origina um novo talo, reprodução essa independente da alternância de gerações;

b) chapéus masculinos e femininos : eles crescem verticalmente sobre o talo e produzem arquegônios e anterídios. Os talos são dióicos , isto é , têm um só sexo e correspondem ao gametófito. O ciclo reprodutor é semelhante ao dos musgos, sendo o esporófito representado por pequenos esporângios formados nos chapéus femininos, após a fecundação das oosferas no interior dos arquegônios.

¤Antóceros : São muito semelhantes às hepáticas , com seus talos (gametófitos) laminares , achatados, que crescem rente ao solo . A característica marcante são os esporófitos filamentares, alongados , que crescem eretos sobre os talos. Uma particularidade dos antóceros é a presença de um único e grande cloroplasto por célula , no interior do qual se desenvolve um pirenóide , grão de reserva de amido , semelhante ao de muitas espécies de algas verdes.

Anuncios