Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 5 de abril de 2019

A Poesia Palaciana


O trovadorismo entrara em declínio desde os meados do século XIV. O interesse da corte pela poesia só voltará a se manifestar um século mais tarde , a partir do reinado de Afonso V. Tudo o que conhecemos dessa segunda fase da produção poética portuguesa está reunido no Cancioneiro Geral , organizado por Garcia de Resende e publicado em  1516. Chamamos a poesia desse período de poesia palaciana porque estava ligada à vida social das cortes de D. Afonso V, D. João II e D. Manuel . De modo geral , foi produzida para entretenimento nos serões do palácio , o que explica o caráter circunstancial , superficial e lúdico de muitos poemas. Apesar disso, encontramos na poesia palaciana alguns dos mais belos poemas da lírica portuguesa, dos quais você já conhece o mais famoso , a "Cantiga sua partindo-se". Importante para a evolução da poesia portuguesa , a poética palaciana constitui o momento de transição entre a tradição medieval e a concepção moderna da poesia :

¤ A poesia separa-se da música. A dimensão sonora do poema perde o apoio da pauta e dos instrumentos musicais. Essa autonomia exige do poeta o desenvolvimento de meios expressivos muito requintados , já que limitados ao uso da palavra.

¤A poesia ainda é declamada nos salões do palácio , mas já perdeu a exclusividade da recepção pública e coletiva. Dessa época em diante destina-se à leitura individual e solitária. A invenção da imprensa e a multiplicação dos livros , a partir do final do século XV , apenas acentuarão essa característica.

¤A temática , que , como vimos, muitas vezes é circunstancial, recebe novas influências. Entre elas destaca-se a desenvolvida por Petrarca , poeta italiano do século XIV , cuja poesia lírica , explorando as contradições do amor, será o grande modelo da literatura ocidental durante séculos.

¤Poesia Palaciana

¤Cancioneiro Geral , de Garcia de Resende , 1516.

¤Ligada à vida social da corte.

¤ Transição entre a tradição medieval e a tradição moderna.

¤Autonomia em relação à música.


Anuncios