Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 4 de abril de 2019

A Poesia No Período Trovadoresco


Ao ler um texto poético desse período , não podemos ter em mente a tradição moderna e o que hoje entendemos por poesia. A poesia não era escrita para ser lida por um leitor solitário. Era poesia cantada (daí o nome de cantiga , que passaremos a usar de agora em diante), geralmente acompanhada por um coro e por instrumentos musicais. Seu público não era, portanto , constituído de leitores , mas de ouvintes. Assim, devemos sempre considerar as cantigas como poesia intimamente ligada á música , própria para apresentações coletivas.  Chamamos de poesia trovadoresca à produção poética , em galego-português, do final do século XII ao século XIV. Seu apogeu ocorre no reinado de Afonso III, pelos meados do século XIII.

¤Os Cancioneiros : Só tardiamente ( a partir do final do século XIII) as cantigas foram copiadas e colecionadas em manuscritos chamados cancioneiros. Três desses livros , contendo aproximadamente 1.680 cantigas , chegaram até nós:

¤ O Cancioneiro da Ajuda
¤ O Cancioneiro da Vaticana
¤ O Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa

¤Os Autores

Os autores das cantigas são chamados trovadores. Eram pessoas cultas , quase sempre nobres , contando-se  entre eles alguns reis, como D. Sancho I , D. Afonso X , de Castela ,  e D. Dinis . Nos cancioneiros que conhecemos estão reunidas as cantigas de 153 trovadores.

¤ Intérpretes

As cantigas compostas pelos trovadores em musicadas e interpretadas pelo jogral, pelo segrel e pelo menestrel , artistas agregados às cortes ou que perambulavam pelas cidades e feiras. Muitas vezes o jogral também compunha cantigas.

Anuncios