Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Johann Gottlieb Fichten


Johann Gottlieb Fichte (1726-1814) , nascido em Rammenau , Alemanha , é considerado um dos filósofos pioneiros desse movimento. Para entender um conceito fundamental de seu pensamento e do idealismo alemão , retomemos Kant. Kant considerava que das coisas só podemos conhecer a priori aquilo que nós mesmos colocamos nelas. Isso quer dizer que só podemos conhecer o pensamento ou a consciência que temos das coisas. Para esse filósofo , portanto, a condição última do processo de conhecer é a existência do eu como princípio da consciência. Em outras palavras , é a existência do sujeito como centro (o eu que torna possível o conhecimento e lhe dá forma , pois o sujeito que organiza o conhecimento do objeto, ao passo que este apenas se encaixa nos "moldes" da percepção humana. Assim, Fichte tomou esse eu de Kant e transformou-o de princípio da consciência em princípio criador de toda a realidade.  Dessa forma , levou o idealismo a seu apogeu, undando uma doutrina segundo a qual a realidade objetiva seria produto do espírito humano. Isso porque , segundo ele, trazemos em nós concepções lógicas das coisas do universo e este , necessariamente , reflete essas concepções lógicas. Fichte chegou a se referir às coisas da realidade , ao que é exterior ao ser humano, como o não eu criado pelo eu.

Anuncios