Saiba Mais

Translate

terça-feira, 2 de abril de 2019

A Poesia Lírica [ Cláudio Manuel da Costa | Tomás Antônio Gonzaga ]


 Cláudio Manuel da Costa : Fez seus estudos de Direito em Coimbra , voltando à terra natal para exercer advocacia e cuidar dos bens que herdara. Apesar da vida pacata que levava em Vila Rica , o iniciador do Neoclassicismo brasileiro foi uma das vítimas do rigor com que o governo português sufocou a Inconfidência Mineira . Já contava 60 anos de idade quando foi preso , em maio de 1789. Em julho , depois de um interrogatório , encontraram-no enforcado no cárcere. Alguns biógrafos levantam a hipótese de que tenha sido assassinado. Cláudio é um poeta da transição : em mais de um aspecto, sua poesia ainda está ligada ao cultismo barroco. Mesmo assim, exerceu grande influência sobre os árcades Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto , que o respeitavam e admiravam como a um mestre.
¤ Sua obra lírica constitui-se principalmente de sonetos e eclógas (composições poéticas descritivas e elogiosas da vida rural).

¤ Tomás Antônio Gonzaga :

Embora português de nascimento , Tomás Antônio Gonzaga viveu no Brasil parte de sua infância . De volta a Portugal , formou-se em Coimbra , mas a partir de 1782 passou a exercer em Vila Rica o cargo de ouvidor. Aos 40 anos de idade , Gonzaga apaixonou-se por uma adolescente de 17 - Maria Dorotéia Joaquina de Seixas. Naturalmente , a família da moça opunha-se ao namoro . Quando o poeta já vencia as resistências , foi preso (1789) e enviado para a ilha das Cobras , no Rio de Janeiro , como participante da Inconfidência Mineira. Os últimos dezessete anos de sua vida passou-os no degredo em Moçambique , casado com a filha de um comerciante de escravos. Gonzaga nunca se casou com Maria Dorotéia , mas esse namoro tornou-se o primeiro mito amoroso de nossa literatura e inspirou uma obra lírica.




Anuncios