Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 3 de abril de 2019

O Barroco Brasileiro e Gregório Matos


Costuma-se dar como marco inicial do Barroco no Brasil o ano de 1601 , quando foi publicado o poemeto épico Propopopéia , de Bento Teixeira Pinto . Entretanto , até 1650 , aproximadamente , não se pode dizer que existisse um ambiente literário na Bahia. Mesmo na segunda metade do século XVII, a produção literária seria ainda bastante esparsa. Se excetuarmos o Pe. Antônio Vieira , tão fortemente ligado à Colônia , mas já estudado no capítulo do Barroco português , o único autor de relevo do nosso seiscentismo foi Gregório de Matos.

¤Gregório de Matos

Nosso poeta baiano merece que lhe dediquemos uma atenção especial. Para muitos historiadores , ele é o iniciador da literatura brasileira. Mas é interessante observar que permaneceu completamente inédito até meados do século XIX. Sua produção poética sobrevivera , até então , em livros manuscritos , colecionada por admiradores.
As duas tentativas de publicação completa - por sinal, muito insatisfatórias - ocorreram já no século XX : a edição da Academia Brasileira de Letras , em 6 volumes (1923 -1933), e a edição de James Amado, em 7 volumes (1968). Gregório recebeu influências tanto do cultismo de Góngora quanto do conceptismo de Quevedo. Seu espírito profundamente barroco pode ser percebido na contraditória diversidade dos temas que desenvolveu em sua obra:

a. poesia sacra (temática religiosa);
b. lírica amorosa;
c. poesia satírica


Anuncios