Saiba Mais

Translate

domingo, 7 de abril de 2019

Não Se Pode Ser Sem Rebeldia

Eu acho que os adultos , pais e professores , deveriam compreender melhor que a rebeldia , afinal , faz parte do processo de autonomia , quer dizer , não é possível ser sem rebeldia. O grande problema está em como amorosamente dar sentido produtivo, dar sentido criador ao ato rebelde e de não acabar com a rebeldia. Tem professores que acham que a única saída para a rebelião, para a rebeldia é a castração. Eu confesso que tenho grandes dúvidas em torno da eficácia do castigo. Eu acho que a liberdade não se autentica sem o limite da autoridade, mas o limite que a autoridade se deve propor a si mesma , para propor  ao jovem a liberdade , é um limite que necessariamente não se explica através de castigos. Eu acho que a liberdade precisa de limites , a autoridade inclusive tem a tarefa de propor os limites ,  mas o que é preciso, ao propor os limites, é propor à liberdade que ela interiorize a necessidade ética do limite , jamais através do medo.   A liberdade que não faz uma coisa porque teme o castigo não está "eticizando-se". É preciso que eu aceite a necessidade ética, aí o limite é compromisso e não mais imposição, é assunção. O castigo não faz isso. O castigo pode criar docilidade , silêncio. Mas os silenciados não mudaram o mundo.

-Paulo Freire. Pedagogia Dos Sonhos Possíveis. Ana M. A. Freire (ORG.). Unesp.



Anuncios