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terça-feira, 2 de abril de 2019

Da Teoria À Prática - Tergalize-se


Há muitos anos , uma indústria têxtil desenvolveu uma campanha publicitária para lançamento de um novo tecido chamado "Tergal". A estratégia da campanha era apresentar o Tergal como um tecido revolucionário, pois era leve , resistente e não amassava. O título do anuncia era o seguinte :

Tergalize-se

O objetivo da campanha publicitária era, evidentemente , induzir o leitor a comprar o tecido. Vejamos como esse título contribuía para esse objetivo. O verbo tergalize-se foi empregado no imperativo. Esse modo verbal é muito frequente nos textos publicitários e seu emprego tem por finalidade influir no comportamento do leitor, sugerindo ou recomendando que ele compre o que está sendo anunciado. O interessante é que o imperativo escolhido não é o de um verbo comumente empregado nesses casos, tal como use , experimente , compre , conheça , e sim o de um verbo surpreendentemente incomum : tergalize-se, que é um neologismo, é uma palavra nova , inventada a partir do próprio nome do tecido. O emprego do neorologismo buscava , sem dúvida , insinuar a ideia de modernidade, inovação, vanguarda , algo que o leitor , de maneira inconsciente , associara ao próprio produto anunciado. Observe ainda que o verbo foi empregado com o pronome "se" , que exprime a ideia de ação reflexiva , ou seja, uma atitude a ser tomada pelo destinário da mensagem e da qual ele próprio seria o beneficiário : "tergalize-se" equivale , então, a "atualize-se", "renove-se" , "modernize-se" (usando uma roupa feita com Tergal, evidentemente...). Como você sabe , a linguagem dos textos publicitários é inteligente , criativa e, por isso , muito poderosa. O leitor que tem habilidade para "ler" as propagandas e perceber as estratégias e as sutilizas de suas intenções tem, sem dúvida , condições de analisar com mais senso crítico a intensa carga de apelos consumistas a que se vê diariamente submetido pelos meios de comunicação.

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