Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Características Das Cantigas De Amigo [Literatura]

1. Voz lírica feminina. Principal característica distintiva das cantigas está no voz lírica : na cantiga de amor , o homem. Mas vale lembrar que o autor é sempre um homem , o travador.

2. Expressão da vida campesina e urbana. A cantiga de amigo reflete a sensibilidade , os problemas e a visão de mundo das populações desfavorecidas , que trabalham no campo e na cidade.

3. Realismo . A temática do sofrimento amoroso desenvolve-se a partir de uma perspectiva realista , isto é , de fatos comuns da vida cotidiana , como a saudade do amigo ausente, o medo de que não retorne da guerra , os preparativos para encontrá-lo na romaria ou no baile etc.
 Na cantiga de Martim Codax , a moça dirige-se às ondas da baía de Vigo , pedindo notícias do amigo que partiu pelo mar.

4. Simplicidade temática e formal. Como pequenos e singelos quadros sentimentais (S. Spina), as cantigas de amigo utilizam uma estrutura simples , feita de versos alternadamente repetidos e refrão, para apresentação em coro ou para o acompanhamento da dança. Chamamos essa estrutura repetitiva de paralelismo. Retorne à "Cantiga de Amigo" de Martim Codax e observe o esquema do paralelismo. Os versos repetidos integralmente estão marcados na margem com letras maiúsculas ; os versos repetidos com variação apenas na rima , com letras maiúsculas ; o refrão , com a letra "R" : ABR - abR - BCR - bcR.
5. Origem popular . Todas essas características , que fazem  a simplicidade desse gênero , estão ligadas à sua origem . As cantigas de amigo são o resultado da evolução de tradições de canto popular , folcórico , da Península Ibérica.

Características das Cantigas de Amigo

¤ Voz lírica feminina.

¤ Tratamento dado ao namorado : amigo.

¤ Expressão da vida campesina e urbana.

¤ Realismo : fatos comuns da vida cotidiana.

¤ Amor realizado ou possível - sofrimento amoroso.

¤ Simplicidade - pequenos quadros sentimentais.

¤ Paralelismo e refrão.

¤ Origem popular e autóctone (isto é , na própria Península Ibérica).

¤ Um Singelo Quadro Sentimental

O tipo mais rudimentar, popular ou folclórico de composições trovadorescas é representado pelas cantigas de amigo paralelísticas. Essa não é uma afirmação depreciativa. Pelo contrário, é no seu caráter primitivo que residem sua força expressiva e seu encanto. O rei D. Dinis , homem culto e grande conhecedor da sofisticada poesia provençal , sabia disso e compôs alguns dos mais belos desses "pequenos quadros sentimentais" , mas , além das cantigas de amigo , foi um exímio compositor de cantigas de amor .

Anuncios