Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Coração [Para Menores]


   Você nunca viu o seu coração. Como você sabe que tem um? Faça isto: coloque o ouvido no peito de um colega e ouça os batimentos cardíacos. Apalpe na face anterior do pulso e sinta  os  batimentos na artéria radial . Conte o número de batimentos cardíacos ou quantas pulsações ocorrem durante um minuto. Que relação existe entre os existe entre os batimentos do coração e do pulso? Pergunte aos seus colegas qual foi o número de batimentos cardíacos de cada um. O que você conclui? Será que o número de batimentos cardíacos é sempre o mesmo para cada pessoa? O médico pode ouvir o coração batendo  quando põe o estetoscópio em seu peito. Você pode , às vezes , sentir seu coração batendo , colocando a mão sobre o peito. Em sua idade ,  seu coração deve estar pesando cerca de 230g e ter o tamanho do seu punho, isto é , o tamanho de sua mão fechada . Ele é um órgão oco , dividido em 4 cavidades , e suas paredes são formadas por um músculo especial, o músculo cardíaco que se contrai  e relaxa constantemente. Há válvulas dentro do coração para impedir o retorno do sangue , de maneira que se movimente sempre no mesmo sentido. Quando o músculo do coração se contrai , o sangue em seu interior é empurrado para as artérias. Uma gota de sangue pode fazer uma "viagem"  completa do coração a uma parte  distante do corpo e retornar ao coração  em cerca de 30 segundos. Quando você está fazendo exercícios , o tempo pode ser  ainda menor . Seu coração trabalha muito. Em média , ele bombeia mais de 18 mil litros de sangue por dia. Obviamente o mesmo sangue passa  pelo coração muitas vezes. Conte as batidas do seu coração num minuto. Multiplique por 60 para saber quanto bateu em uma hora. Multiplique esse resultado por 24. Este é o número aproximado que seu coração pulsa num dia. Você sabia que o coração não bate sempre no mesmo ritmo? Às vezes  bate mais rápido e às vezes mais lentamente. Faça isto : conte as batidas do seu coração após ter ficado sentado quietamente numa cadeira pelo menos durante dois minutos. Estique os braços numa cadeira pelo menos durante dois minutos. Estique  os braços para a frente , segure as mãos e tente separá-las com toda a força. Enquanto você faz isso, alguém deve contar sua pulsação. Conte sua pulsação após ter ocorrido pelo pátio de um lado a outro por dois minutos. Conte após ter descansado por um minuto. Outra vez após ter descansado por dois minutos. Novamente após mais dois minutos de descanso. Conte de novo até que se torne a mesma que era antes de fazer exercícios. Quanto tempo levou? 


Poluentes do Ar


  Como é o ar onde você mora? As grandes  cidades geralmente  possuem  uma  atmosfera carregada de impurezas. Essas  impurezas  prejudicam a respiração. Qual é a origem da poluição? Refinarias , fábricas , indústrias , carros e ônibus. Pergunte aos seus pais se havia poluição quando eles eram de dua idade. O que pode ser feito para reduzir a poluição? Parques , pomares , filtros nas fábricas e carros , e campanhas de esclarecimento público ajudariam? Como pode você saber se o ar está  ou não poluído? Há várias formas de sentir os efeitos da poluição no corpo: seus olhos ardem, você pode tossir e espirrar muito, pode ter uma fonte dor de cabeça, sentir dificuldade em respirar pelo nariz e cansaço físico. Seu organismo reage contra a poluição da mesma maneira que reage à fumaça de cigarro. Muitas pessoas ficam expostas a diferentes tipos de poluição enquanto trabalham. Os mineiros respiram um pó fino de cal de pedra. Esse pó , depositado nos pulmões , pode causar sérias doenças. Você sabe de outros tipos de trabalho onde as pessoas ficam expostas ao ar poluído? Faça uma reportagem sobre o modo como o ar poluído afeta as pessoas , ocasionando doenças respiratórias como : alergias, bronquite ou câncer pulmonar. Muitas mortes ocorrem devido a doença causadas pela poluição do ar. Em  1952, um forte nevoeiro cobriu  a cidade de Londres durante duas semanas. O forte cheiro e o ar contaminado mataram mais de quatro mil pessoas.  No início do mundo, Deus criou o ar puro porque sabia que os seres vivos necessitariam dele. Alguns lugares da Terra ainda possuem ar puro, porém  em muitas regiões o ar está poluído. Leis tem disso elaboradas para controlar a poluição, por exemplo a obrigatoriedade da utilização de filtros por indústrias poluidoras. Mas sessenta a oitenta por cento da fumaça  nociva do ar é causada pelos automóveis. Há planos para alterar o motor dos carros e reduzir a poluição. O que você e sua família podem fazer para ajudar a diminuir a poluição do ar? 

O Equilíbrio Interno do Organismo


  Você já aprendeu que muitas substâncias são necessárias para manter o corpo funcionado normalmente. Contudo, essas substâncias nem sempre estão nas quantidades requeridas, ou seja , em equilíbrio . Como é então que o organismo consegue manter com constantes as quantidades dessas substâncias? Uma das maneiras de o organismo manter o equilíbrio interno é através da excreção renal. Os dois rins , localizados um de cada lado da coluna vertebral , fazem este importante papel. Cerca de dois terços do peso  do corpo são  constituídos de água. Você saberia calcular quanto de água existe no seu corpo? Grande parte da composição do sangue e dos outros fluidos do organismo é água. Ela está também presente em grande quantidade nas células e nos espaços entre as células. O seu corpo está constantemente perdendo água. No ar que você expira , você perde água , cerca de quase meio litro diariamente. Através da pele , em sua  forma de suor, você pode perder quase um litro de água por dia , mas se estiver fazendo calor , a perda pode ser bem maior. Cerca de um litro e meio de água é eliminado diariamente na urina. Quanto você acha que deve beber  de água diariamente? Você pode suprir a necessidade do organismo  bebendo cerca de um litro e meio a dois litros de água por dia ou cerca de seis a oito copos. Os alimentos também contêm água e o restante pode ser obtido através das reações químicas dentro do organismo. Quando diminui o suprimento de água em seu corpo, você sente sede e procura tomar  água.  A quantidade de água do corpo depende de um equilíbrio entre a quantidade que o corpo perde e a que ganha. É através da excreção da urina e do suor que o corpo mantém constante sua quantidade de água. Imagina num dia frio, no qual uma pessoa excreta menos água através da pele (suor) e toma a mesma quantidade de água. Como você acha que o organismo vai manter a quantidade de água em equilíbrio?  

Medula


     Imagine as seguintes situações:
 Maria toca distraidamente numa panela quente. Carlos , andando descalço , pisa num espinheiro. José , ao atravessar a rua , ouve a brecada de um carro. Como você acha que Maria , Carlos e José reagiram a cada uma das situações. Geralmente elas resultam numa resposta rápida e independente de nossa vontade. Por quê? Os corpúsculos táteis da pele , quando estimulados conforme as situações referidas acima , enviam mensagens  ao cérebro através de um impulso nervoso. Esse impulso viaja através dos nervos da medula. Alguns desses neurônios da medula podem enviar respostas aos músculos sem auxílio do cérebro. Enquanto o impulso caminha através da medula para atingir o cérebro, partem portanto da medula impulsos nervosos que chegam aos músculos e provocam sua contração rápida e brusca. Esclarecendo melhor. Quando Maria tocou em alguma coisa quente, as estruturas sensoriais da pele enviaram  impulsos ao cérebro.  Mas , ao passaram pela medula , partiram dela impulsos nervosos em direção  em direção aos  músculos do braço. Estes então se contraíram rapidamente  tirando a mão de Maria para longe do objeto quente. Você percebeu  que Maria nem precisou raciocinar para tirar a mão rapidamente. Essas "ordens" que vieram d a medula e não do cérebro provocaram movimentos que não dependeram de sua vontade. Esses movimentos são chamados atos reflexos. Enquanto isso ocorria , o impulso nervoso chegou ao cérebro e permitiu que Maria ficasse consciente do fato ocorrido. Condicionamento - Muitas coisas que você faz o resultado de atos reflexos. É perfeitamente normal que , ao sentir o cheiro de um alimento, a boca se encha de saliva; que ao ouvir gritos e palavras ásperas , você fique tenso.  Quando duas coisas ocorrem ao mesmo tempo várias vezes , elas podem ficar associadas na mente. Então, a  pessoa passa a reagir da mesma maneira tanto a uma situação quanto à outra , mesmo que agora aconteçam separadamente. Para você compreender melhor , suponha que um sino toque sempre que  o jantar  estiver pronto. Se isto acontecer  dia após dia , o som do sino e o jantar ficam associados. Então, a pessoa reagirá  a ambos ou a um deles separadamente. Esse tipo de associação é o que se chama de condicionamento. Após ocorrer o condicionamento, só o som do sino pode fazer com a que as glândulas salivares trabalham , mesmo  que o jantar não esteja pronto. Um cientistas  , chamado Pavlov ,  fez uma experiência semelhante com cães. Tente pesquisar sobre isso.  

Os Músculos


   Quase  metade do volume do corpo é constituída de músculos . Alguns são volumosos , como os da coxa ;  outros  bem pequenos, como os que controlam a abertura da pupila dos olhos. Seu corpo tem mais de 600 músculos,  contudo eles se diferenciam basicamente em três grupos : músculo esquelético , músculo cardíaco , e músculo liso . As células que compõem esses músculos são em forma de fibras. Os músculos que estão ligados aos ossos são os esqueléticos. Quando você anda, muitos músculos trabalham em conjunto para você levantar os pés e movê-los para a frente. Outros músculos fazem seu corpo inclinar-se levemente para o lado. Já imaginou  fazem seu corpo inclinar-se levemente para o lado . Já imaginou quando entram em funcionamento quando você joga basquete? Você já observou  como uma pessoa que toca piano move os dedos tão rapidamente? Enquanto alguns músculos se distendem , outros se contraem. São os músculos esqueléticos que mantêm a cabeça e coluna eretas . Eles  também   o ajudam a respirar, falar e até a mudar de aparência quando sorri ou chora. Olhe seu rosto no espelho. Há alguma parte dele que você não pode mover com seus músculos da face? No abdômen há fortes músculos que protegem  o estômago , fígado , intestino , etc. O músculo cardíaco trabalha independentemente da nossa vontade. Nós não podemos controlá-lo , como fazemos com os músculos esqueléticos. O funcionamento rítmico do coração é bastante complexo. Devemos sempre ser gratos a Deus pelo fato de manter-nos com vida. O músculo liso ou involuntário está presente em diversas partes do nosso organismo , como os vasos sanguíneos , contribuindo para o controle da pressão sanguíneo , contribuindo para o controle  da pressão sanguínea ; na parede do estômago e intestino, permitindo o movimento dos alimentos no tubo digestivo. 


A Ligação Covalente: Uma Sociedade Atômica


  A ligação covalente ocorre principalmente entre não-metais , ou entre um não metal e um semimetal. Ou seja, entre átomos que necessitam receber elétrons. Mas , como todos os átomos conseguiriam receber elétrons? Ninguém perderia elétrons? As respostas  a estas perguntas você encontrará na formação de uma "sociedade atômica", isto é , uma sociedade entre átomos. Haverá formação de um ou mais pares eletrônicos , os quais pertencerão aos dois átomos da ligação. E cada par eletrônico será formado por um elétron de cada átomo. Nisto consiste a "sociedade". Cada átomo "sócio" entra  com um elétron e o par eletrônico formado pertencerá simultaneamente a ambos os "sócios".  Mas tudo isto você já sabe. Em breve veremos o papel dos orbitais e a participação da energia nessa ligação.

Números Quânticos


   Vamos pensar nos métodos para se identificar um indivíduo. É claro que você pensou no nome do indivíduo. Certo. O nome de uma pessoa é uma das formas de identificá-la. Entretanto, existem outras maneiras. A identificação pode ser feita através de  números! Por exemplo, o número da carteira de identidade , o número do título de eleitor , da carteira de trabalho, só para citar alguns exemplos, são números que identificam um cidadão. Da mesma forma que precisamos identificar as pessoas , precisamos também identificar os elétrons.  Os elétrons também poderá ser caracterizados por números. E estes números são denominados números quânticos.

¤Números quânticos são números que cercam para identificar um elétron.

Estudaremos , em breve, um conjunto de quatro tipos de números quânticos:

- número quântico principal
- número quântico secundário
-número quântico magnético
-número quântico spin.      

Os Postulados de Bohr


  As idéias de Rutherford (átomo planetário) foram muito criticadas pela Física clássica , pois , se os elétrons   girassem redor do núcleo , deveriam perder energia e acabariam por cair no   núcleo!  Niels Bohr , dois anos depois de ter sido estabelecido o modelo de Rutherford , propôs alguns postulados que acabariam transformando o modelo de Rutherford num novo modelo de explicação teórica aceitável. Este novo modelo passou a constituir o modelo atômico de Bohr ou modelo atômico de Rutherford-Bohr. O grande mérito dos postulados de Bohr era mostrar que a Física clássica não servia para explicar os fenômenos atômicos. Mas vamos aos postulados:

1- Postulado : O átomo apresenta núcleo positivo e está rodeado de elétrons negativos.
2- Postulado : A eletrosfera é dividida em regiões denominadas níveis de energia ou camadas. Um elétron sempre estará em um nível , nunca será encontrado entre dois níveis.

3- Postulado : O elétron , quando em seu nível , não perde nem ganha energia de forma espontânea. Dizemos que o elétron se movimenta em um estado estacionário de energia, ou seja , a energia global do elétron é constante.

4- Postulado: Se fornecermos energia para um elétron, ele poderá saltar para uma camada mais externa , isto é , mais energética.
A energia recebida será a diferença entre  a energia E2 da camada final e E1 da camada inicial.

5 Postulado : Depois de recebida esta energia, o elétron tende a voltar para sua posição original, devolvendo uma quantidade de energia igual à recebida. Mas note este fato : a energia é recebida segundo várias formas , tais como calor , luz etc.,  mas a energia perdida se dá através de ondas eletromagnéticas (luz visível , por exemplo). 

Os Incas | Economia e Sociedade


   Os incas plantavam milho, feijão, batata e outras variedades , valendo-se de um sistema de irrigação por canais e grandes represas. As terras eram trabalhadas pelas famílias camponesas que constituíam a  maioria da população. Um conjunto de famílias aparentadas formavam uma comunidade, o ayllu. Cada ayllu possuía um chefe , o kuraka. A terra do ayllu compreendia campos cultivados e pastos coletivos , onde jovens pastoreavam os lhamas e  as alpacas (animal de  carga semelhante ao lhama). As terras de cada ayllu eram divididas em três partes : uma para o imperador, uma para os deuses (isto é , para os sacerdotes) e outra para as  famílias que ali viviam . Além de trabalhar todas as terras , os camponeses realizavam  vários serviços gratuitos para o governo , como construir e consertar estradas , templos e canais de irrigação.  Essa obrigação era chamada "mita". As sobras da produção de alimentos eram estocadas em armazéns do governo  esparramados pelo império. O imperador distribuía essas sobras entre a população nos períodos de fome causados por inverno rigoroso , chuvas torrenciais , pragas ou epidemias. O imperador - conhecido como Inca ou Filho do Sol - era considerado semidivino, sendo respeitado e reverenciado por todos. Possuía enormes poderes e  privilégios, e o seu cargo era hereditário. Abaixo do imperador estavam os sacerdotes e os chefes militares , todos saídos da nobreza. Depois vinham os artesão (tapeceiros, ceramistas , ourives) , os médicos, os soldados, os contabilistas , os projetistas e os funcionários públicos. Estes grupos profissionais viviam em cidades e eram sustentados pelo governo, que armazenava riquezas com os impostos cobrados das comunidades.

Joana d'Arc , A Guerreira


   Joana d'Arc nasceu em 1412, numa família camponesa de Domrémy, um lugarejo situado no interior da França. Quando menina  , brincava , tomava conta dos carneiros e auxiliava a mãe em casa. Como quase todas as crianças camponesas de sua época , não lhe foi permitido aprender a ler e a escrever. Joana tinha 12 anos quando afirmou ter ouvido vozes vindas do céu que lhe diziam para salvar a França e coroar o rei. Aos 17 anos , vendo que boa parte do país estava nas mãos dos ingleses , Joana conseguiu um cavalo e partiu em direção ao Castelo de Chinon , residência do rei, para falar da revolução que tivera. O anjo Gabriel lhe teria dito que cabia a ela liderar os franceses na luta contra os  ingleses. Contam que , ao ouvir a história da jovem pela boca de seu mensageiro , o rei decidiu testá-la. Emprestou seu manto real a um nobre , pediu que sentasse no seu trono e , indo para um canto do palácio , misturou-se aos artesãos. Depois , certo de que Joana se dirigiria ao falso rei, mandou que ela entrasse. Dizem que Joana lançou apenas um olhar para quem estava no trono e caminhou , sem titubear , até onde estava o verdadeiro rei. Em seguida  , reverenciou o  rei Carlos e disse : "Senhor , vim conduzir seus exércitos à vitória". Depois de passar por outras provas igualmente difíceis diante dos teólogos do palácio real , Joana d'Arc recebeu das mãos do rei uma espada , um estandarte e o comando geral dos exércitos franceses.  Comandados por Joana , os franceses obtiveram sucessivas vitórias , liberando, inclusive, a importante cidade de Reims , em cuja catedral o rei Carlos foi coroado e recebeu o título de Carlos VII. Certo dia , no entanto , a valente Joana caiu numa armadilha e foi aprisionada pelo duque de Borgonha  , que a vendeu aos ingleses . Desejando livrar-se dela , os ingleses a entregaram a um tribunal religioso , que a acusou de herege ,  de só andar com roupas de homem e condenou-a à morte na fogueira. Curiosamente , Carlos VII , o rei a quem Joana tanto ajudou , nada fez para salvá-la . Em 30 de maio de 1431 , com apenas 19 anos , Joana d'Arc foi queimada viva na praça da cidade de Ruão. Suas cinzas lançadas no rio Sena para que não se transformassem em objeto de veneração pública . Hoje , para milhões de católicos , ela é Santa Joana d'Arc . A data de sua morte é comemorada em toda  a França.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Tipos de Epitélios


¤Simples: formado por uma única camada  de células ;

¤Pseudo-estratificado : formado por uma camada de células de diferentes tamanhos;

¤Estratificado : formado por vários camadas de células.

Todos os epitélios estão assentados sobre tecido conjuntivo. Entre o tecido conjuntivo e as células epiteliais existe uma lâmina , chamada lâmina basal , formada pelas células epiteliais.  A lâmina basal é constituída de colágeno associado a glicoproteínas e polissacarídeos e é de grande importância devido a suas características autoimunitárias. Há circunstâncias , no entanto, em que o corpo produz anticorpos, destruindo a lâmina basal ; isso provoca no indivíduo uma série de problemas , pois ela é também uma barreira aos microrganismos.  Embora existam alças capilares em tecidos epiteliais de alguns invertebrados , como regra geral, este tipo de tecido não tem vasos sanguíneos. Não existindo vasos sanguíneos no epitélio, como pode ele se alimentar? O epitélio alimenta-se por difusão de substâncias que provêm dos vasos existentes no tecido conjuntivo adjacente. Essa difusão se faz através da lâmina basal , que é permeável a determinadas substâncias.


Tecido Muscular


  O tecido muscular é de origem mesodérmica , sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células , o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há, basicamente, três tipos de tecido muscular : liso, estriado e cardíaco. As células dos tecidos musculares são fusiformes e recebem o nome de fibras musculares. As fibras musculares que formam a musculatura lisa apresentam estrias longitudinais e as fibras que formam  a musculatura estriada e cardíaca apresentam tanto estrias longitudinais como transversais. São essas estrias transversais que distinguem morfologicamente o músculo liso do estriado. Além dessa diferença morfológica , há uma importante diferença fisiológica entre o tecido liso e o estriado. O tecido liso contrai-se ou distende-se independentemente de nossa conta , ao passo que o estriado contrai-se ou distende-se por força da nossa vontade . É ao tecido muscular estriado que se recorre para mover uma perna ou um braço. A musculatura lisa é  encontrada em órgãos que se contraem e se distendem independentemente da nossa vontade, como, por exemplo, esôfago , estômago , intestinos e artérias. O tecido muscular cardíaco ocorre apenas no coração e apesar de ser  morfologicamente semelhante ao tecido muscular estriado tem contração involuntária, sendo, portanto , fisiologicamente semelhante à musculatura lisa.

Os Escritores Italianos


   Entre os maiores escritores do Renascimento italiano estão o prosador e poeta Dante Alighieri (1265-1321) , o poeta Francesco Petrarca (1304-1974) e o pensador Nicolau Maquiavel (1469-1527). Dante escreveu "A divina comédia", um longo poema com algumas características medievais e outras modernas. Quanto ao conteúdo , a obra lembra a Idade Média. É mística : narra uma história em que o personagem central luta para conquistar o paraíso celeste. Porém , em outros dois aspectos , "A Divina Comédia" é uma obra moderna : primeiro porque foi escrita no dialeto toscano florentino (que deu origem ao italiano) , e não em latim , como até então  se fazia ; segundo porque as pessoas com as quais Dante se encontrou no reino dos mortos continuavam agindo como seres seres humanos : sentiam amor , ódio , alegria , tristeza , inveja , necessidade de justiça etc.

¤Petrarca conhecia profundamente os autores grego e romanos e ajudou a divulgá-los na Itália. Em sua principal obra , Cancioneiro, ele descreve o seu amor desesperador por Laura. Ela é retratada como uma mulher real , e não de forma fantasiosa como se fazia antes.

¤Nicolau Maquiavel , outro grande nome do renascimento italiano, é considerado o fundador da política como ciência. Maquiavel escreveu "O Príncipe", um manual que ensina como um governante deve agir para conquistar e manter o poder. Maquiavel recomendava , por exemplo, que o príncipe respeitasse os feriados e dias santos para agradar o povo.

Há muitas discussões em torno da obra de Maquiavel. Muitos afirmam que ele foi o criador da ideia de que  "os fins justificam os meios". Ou seja, qualquer meio é válido - fingir , trair , enganar - quando o objetivo é o poder. Maquiavel recomendava , por exemplo, que o príncipe respeitasse os feriados e dias santos para agradar o povo. Há muitas discussões em torno da obra de Maquiavel. Muitos afirmam que ele foi o criador da ideia de que "os fins justificam os meios". Ou seja , qualquer meio é válido - fingir , trair, enganar - quando o objetivo é o poder. Nem todos , porém , concordam com esta interpretação. Para esses , o que Maquiavel fez foi registrar aquilo que aprendeu observando e vivendo a política.
¤ Pintores e escultores - Os pintores e escultores do Renascimento são considerados artistas extraordinários. Eles introduziram inovações que marcaram a história  da arte. Uma delas foi iniciativa de o artista pintar-se a si próprio. Outra foi o naturalismo, ou seja, o esforço em retratar pessoas , animais e paisagens exatamente como são. Para isso, os artistas estudavam anatomia , matemática , desenho e desenvolviam técnicas novas , como a do uso das tintas a óleo , a do afresco (pintura mural) e a da perspectiva . Assim, conseguiam dar movimento às figuras , expressão aos rostos e vida às cenas.

Tipos de Tecido Ósseo


  De forma geral, pode-se dividir o tecido ósseo em dois tipos : o esponjoso , ou reticulado, e o compacto , ou denso.  Essas variedades apresentam o mesmo tipo de célula e de substância intercelular, diferindo entre si apenas na disposição de seus elementos e na quantidade de espaços medulares. O tecido ósseo esponjoso e o compacto ocorrem juntos na grande maioria dos ossos dos vertebrados. O tecido ósseo esponjoso apresenta espaços medulares mais amplos , sendo formado por várias trabéculas, que dão aspecto poroso ao tecido. O tecido ósseo compacto praticamente não apresenta espaços medulares , possuindo, no entanto , além dos canalículos , um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sanguíneos : canais de Volkmann e canais  de Havers. Por serem uma estrutura inervada e irrigada, os ossos apresentam sensibilidade , ato metabolismo e capacidade de regeneração.  Os canais de Volkmann partem da superfície externa ou interna do osso, possuindo uma trajetória perpendicular ou oblíqua em relação ao eixo maior do osso. Esses canais comunicam-se com os canais de Havers , que percorrem o osso longitudinalmente e que podem intercomunica-se por projeções laterais. Ao  redor de cada canal de Havers, pode-se observar , em cortes transversais de osso compacto, várias lamelas concêntricas de substâncias intercelular e de células ósseas. Cada conjunto deste , formado pelo canal central de Havers e por lamelas concêntricas, é denominado Sistema de Havers ou Sistema Haversiano. Os canais de Volkmann não apresentam lamelas concêntricas.

Tipos de Células Ósseas


  As células ósseas podem ser de três tipos : osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Esses tipos parecem ser , na realidade , manifestações morfológicas de uma mesma célula em diferentes estágios de atividade. Os osteoblastos são células jovens , ramificadas , com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica  da matriz. A incorporação de minerais à matriz parece também sofrer influência dessas células. Em ossos já formados, os osteoblastos ocorrem na periferia. Durante a formação óssea , á medida que se dá a calcificação da matriz , os osteoblastos acabam ficando em lacunas denominadas osteoplastos , diminuem sua atividade metabólica e passam a osteócitos , células adultas que atuam na manutenção dos constituintes químicos da matriz em níveis normais. Nas regiões ocupadas pelas ramificações dos osteoblastos formam-se os canalículos , que permitem a comunicação entre os osteócitos e os vasos sanguíneos que os alimentam. Os osteoclastos são células grandes , multinucleadas , originadas provavelmente de fusão de células ósseas. Estão relacionados com a reabsorção da matriz e com os processos de regeneração do tecido ósseo após fraturas.

Tecido Epitelial | Classificação dos Epitélios


  O tecido epitelial é um tecido de revestimento não apenas externo, pois reveste também órgãos internos. Tem origens embrionárias : ectodérmica , mesodérmica e endodérmica . O tecido epitelial que reveste externamente o corpo tem origem ectodérmica. É o caso da nossa epiderme. O epitélio do nariz e da boca também são de origem ectodérmica. O epitélio que está em contato com órgãos internos pode ter duas origens: mesodérmica e endodérmica. O nosso tubo digestivo originou-se de um intestino primitivo, denominado arquêntero , que é revestido pela endoderme. O epitélio do tubo digestivo e as glândulas ligadas a ele , como, por exemplo, o fígado , são de origem endodérmica.  A mesoderme diferencia os vasos sanguíneos. O epitélio que reveste esses vasos recebe o nome especial do endotélio. O endotélio , o epitélio do sistema geniturinário  e o epitélio de revestimento de membranas que envolvem órgãos internas (pleura , peritônio e pericárdio) são de origem  mesodérmica. Os epitélios são classificados de  acordo com as camadas de células que os constituem: O epitélio formado por uma camada de células é chamado epitélio simples. Existe um outro tipo de epitélio que tem também uma só camada de células que tem também uma só camada de células , só que estas têm tamanhos diferentes , dando a impressão de uma estratificação . Esse é o epitélio pseudo-estratificado . O prefixo "pseudo" quer dizer falso; portanto, é uma estratificação apenas aparente. O epitélio formado por várias camadas de células é chamado epitélio estratificado.

Cientistas do Renascimento


  Leonardo da Vinci , o inventor - A criatividade e a curiosidade científica de Leonardo Da Vinci pareciam não ter fim. Ele queria aprender o máximo possível sobre tudo: estudou anatomia humana e animal , física , botânica, geologia , matemática e pintura . Além disso, era inventor. Seus cadernos incluem inúmeros esboços de seus estudos e projetos. Um deles era conhecer o corpo humano. Queria saber como funcionava cada veia , quando envelhecia, por que morria. Apesar das proibição da Igreja , Leonardo dissecou vários cadáveres a fim de realizar seus estudos e teve de pagar multa para não ser preso por isso. Em outros campos , Leonardo também foi surpreendente. Elaborou esboços  de helicópteros , aviões , pára-quedas , submarinos , tanques motorizados , metralhadoras e de vários outros tipos de máquinas. A maioria destes projetos só se tornaria realidade séculos mais tarde. Além de suas criações para fins militares , o artista criou projetos voltados para uma vida de paz. Preocupou-se , por exemplo, em tornar as cidades melhores. Para a cidade de  Milão, por exemplo, ele projetou canais de esgoto , ruas somente para pedestres , pistas para veículos , praças arborizadas e casas mais confortáveis e mais bem ventiladas.

João Calvino


  Da Alemanha , o protestantismo espalhou-se rapidamente para outros países com a ajuda de outros importantes reformadores, como João Calvino. Calvino nasceu na cidade de Noyon , no norte da França , em 1509, no interior de uma família burguesa. Seu pai era advogado e administrador e trabalhou por muito tempo para o governo da sua cidade. Desde cedo, Calvino mostrou interesse por assuntos religiosos , mas , para contentar o pai , interrompeu os estudos de teologia e dedicou-se ao direito. Mais tarde , retomou o curso de teologia e, ao travar contato com as idéias de Lutero , converteu-se ao protestantismo e passou a divulgá-lo. Por isso foi acusado de herege pelos católicos , o que levou a deixar a França e refugiar-se em Genebra, na Suíça. Nesse país, encontrou pessoas abertas às suas idéias , pois lá um outro reformador antes dele , de nome Ulrico Zwinglio, havia pregado o protestantismo. Em Genebra , Calvino publicou "Instituição da Religião Cristã" , obra na qual expôs suas idéias. Uma delas era de que as pessoas podiam fazer para mudar seu destino, eram predestinadas por Deus a morrer para sempre ou ganhar   a vida eterna. Nos templos calvinistas , não havia esculturas ou pinturas. O púlpito ocupava posição de destaque. As mulheres deviam ter a cabeça coberta e usar roupas longas , pois , para Calvino, o culto devia se resumir a "quatro paredes e um sermão". Aos poucos , Calvino foi ganhando a confiança dos genebreses e tornou-se o principal líder religioso e político da cidade. Em 1541 , assumiu o governo de Genebra e a comandou com mão-de-ferro: proibiu o teatro , a dança , o jogo de cartas e chegou ao extremo  de multar as pessoas que rissem durante o culto ou rezassem em latim. Uma pessoa que insultasse a Deus ou contasse traição no casamento era considerada criminosa e podia ser punida com a morte.

Reforma e Contra-Reforma | Os Abusos da Igreja


   Como vimos, na Idade Média , a Igreja era rica e poderosa. Os bispos , abades e cardeais  possuíam feudos enormes e muitos servos. Os papas tinham muita força política: convocavam pessoas para participar das cruzadas , celebravam acordos entre países, interferiam na escolha dos reis , os coroavam etc. Os membros da Igreja estavam muito afastados dos ensinamentos de Jesus : muitos deles tinham comprado o cargo de arcebispo , bispo ou cardeal. Vários papas daquela época só chegaram à chefia da Igreja por pertencerem a famílias milionárias da Itália. Muitos padres não tinham instrução nem preparo para orientar os fiéis ; tinham abraçado a carreira religiosa apenas para escapar aos impostos.  Além disso, os líderes da Igreja católica praticavam um comércio fraudulento de artigos religiosos. Vendiam objetos dizendo ser pedaços de ossos do jumento montado por Jesus quando entrou em Jerusalém , pequenas garrafas que diziam conter ar da gruta onde Jesus nasceu, tiras do manto de Maria , a mãe de Jesus , e várias outras "relíquias". E mais: bispos e padres vendiam também indulgências , isto é , o perdão dos pecados. A pessoa que fazia uma doação à Igreja recebia um certificado de que ela estava perdoada dos seus pecados.

Andreas Vesaliu : O Pai da Anatomia Moderna

  

   Na Europa , até meados do século XVI , o que se sabia de anatomia humana (veias ,  órgãos , músculos , ossos) era herança do médico grego Galeno, que viveu e trabalhou na Roma antiga. Galeno fez seus estudos com base na dissecação de animais, especialmente de macacos , o que levou a cometer erros inevitáveis  . Tais erros sobreviveram milhares de anos até a publicação, em 1543 , da obra "De Humani Corporis Fabrica", do médico Andreas Vesalius . Nascido na cidade de Bruxelas , Bélgica, em 1514 , Vesalius formou-se em medicina e , aos 23 anos , já era professor na Universidade de Bolonha , Itália. Mais tarde , tornou-se médico particular de Filipe II, rei da Espanha. Lançada originalmente em sete volumes ricamente ilustrados , a obra de Vesalius revolucionou a ciência médica : nunca ninguém havia feito uma descrição tão precisa e detalhada da anatomia humana. Sua descrição baseia-se  em inúmeras dissecações de corpos humanos. Uma de suas principais descobertas  é a de que a anatomia não é idêntica em todos as pessoas, há pequenas diferenças de indivíduo para indivíduo. A obra de Vesalius foi muito usada por estudantes  , médicos, cientistas e também pelos pintores renascentistas para retratar o corpo humano com precisão. Vesalius faleceu em Veneza, em 1569, após ter adoecido durante a viagem de volta de uma peregrinação a Jerusalém. Sua obra se conserva atual em muitos pontos , apesar de todas as descobertas feitas desde então.

Seres Linguísticos


  Esse breve retrospecto histórico nos leva a fazer agora a seguinte pergunta : "Por que a linguagem e suas transformações causam tanto impacto nas sociedades humanas?". Nossa explicação é a de que somos seres fundamentalmente linguísticos, como afirmam diversos estudiosos. De acordo com essa linha interpretativa , é por meio da linguagem que construímos boa parte do que somos e do mundo à nossa volta. Vejamos isso com mais detalhe. Podemos dizer , de maneira geral e bem simplificada , que quase tudo o que experimentamos , desde a infância , do mundo exterior e do contato com as outras pessoas é captado por nossos canais sensoriais , traduzido em termos linguísticos e armazenado em nossa mente, formando uma parte do repertório cognitivo de que dispomos. A outra parte desse repertório resulta de processos internos , como a percepção de nosso corpo e de nossas emoções , bem como das relações que estabelecemos entre os conteúdos linguísticos externos e internos , ou apenas internos.  Nesse processo , a linguagem constitui um instrumento  natural poderoso que  filtra e confere sentido a nossas experiências.

"Toda forma de conferir sentido , toda forma de compreensão ou de entendimento pertence ao domínio da linguagem. Não há lugar fora da linguagem a partir do qual possamos observar nossa existência. É precisamente linguística" [...] que conseguimos ter acesso a fenômenos não linguísticos [das dimensões corporal e emocional]. (Echeverria , Ontologia del lenguaje, p. 33 ).

Assim, é por intermédio da linguagem que :

¤identificamos , classificamos e entendemos nossas inumeráveis experiências do dia a dia - quando penso , por exemplo, "Este é um lince , aquela é uma onça" , "Tenho frio (mas faz calor!) " , "Sinto-me oprimido", "Que gostoso!";

¤Expressamos essas experiências às outras pessoas - quando digo para alguém , por exemplo, "O lince me fascina mais que a onça", "Acho que estou com febre",  "Ele é um ditador", "Chocolate é uma delícia";

¤reconhecemos as experiências alheias - quando digo ou penso , por exemplo, "Ele não consegue discernir entre um lince e uma onça", "Ela parece doente", "Lamento que você tenha sido injustiçada" , "Chocolate lhe dá alergia";

¤estabelecemos vínculos e acordos sociais - quando , por exemplo, assino um contrato ou acordo ou digo "Sim" , "Aceito" , "Concordo" , "Prometo";

¤nos transformamos - quando , por exemplo, compreendo algo , digo "Basta!" para mim mesmo e procuro mudar minha maneira de ser , pensar ou agir;

¤promovemos transformações na sociedade - quando, por exemplo, digo "Basta!" para uma situação que envolve a coletividade , elaboro projetos que pretendem mudar  essa situação ou dou meu voto favorável a eles;

¤conferimos sentido a nossa existência - quando, por exemplo, busco e vou encontrando respostas para perguntas clássicas como "Quem sou?" , "De onde venho?" , "Para onde vou?".

Em resumo , vivemos quase o tempo todo na linguagem praticamente sem nos darmos conta disso.

Trabalho | Características e História


  Todo o mundo trabalha , trabalhou ou vai trabalhar um dia. Portanto, o trabalho é mais uma dessas coisas "banais", que  todos conhecemos. Geralmente o relacionamento com emprego e remuneração (dinheiro). Mas você já parou alguma vez para compreender o que   é essencialmente o trabalho e sua função? Iniciemos nossa investigação a esse respeito com uma definição genérica. Podemos dizer que trabalho é toda atividade na qual o ser humano utiliza sua energia para satisfazer necessidades ou atingir determinado objetivo. A palavra energia  é utilizada , aqui, como a capacidade para realizar uma obra , um trabalho . Energia bem do grego "en", que significa "dentro" , e "érgon"  , "obra, trabalho". Por intermédio do  trabalho , o ser humano acrescenta um mundo novo - a cultura - ao mundo natural já existente. Por isso , o trabalho é elemento essencial da relação dialética entre ser humano e natureza, saber e fazer , teoria e prática , conforme ficará mais claro adiante. Um dos principais teóricos a respeito do trabalho foi o filósofo alemão Karl Marx (1818-1883). De acordo com sua interpretação , o trabalho é uma atividade tipicamente humana , porque implica a existência de uma projeto menta que modela uma conduta a ser desenvolvida para se alcançar um objetivo.

"Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colmeia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade.

Mesoderme e Celoma


  Os animais podem ser divididos em dois grandes grupos , de acordo com o número de folhetos embrionários que se formam durante o desenvolvimento embrionário;

1ª- diploblásticos - animais com dois folhetos embrionários : ectoderme , mais externa , e ectoderme , mais interna . São os poríferos e celenterados;

2ª- Triploblástico - animais com três folhetos embrionários : ectoderme , endoderme e , entre esses dois , a mesoderme . São todos os eumetazoários com exceção dos celenterados. 

A mesoderme pode delimitar uma cavidade interna do corpo , denominada celoma. Conforme a existência ou não dessa cavidade, os animais triploblásticos podem ser:

1ª- Acelomados - não possuem celoma e a mesoderme preenche integralmente o espaço entre o ectoderme e a endoderme . São os platelmintos. 

2ª- Pseudocelomados - não possuem celoma verdadeiro , mas possuem cavidade interna delimitada pela mesoderme e pela endoderme : o pseudoceloma . É o que ocorre com os asquelmintos;

3ª- Celomados - possuem celoma verdadeiro . São celomados todos os animais triploblásticos , com exceção dos platelmintos e dos asquelmintos. 

Os Vírus E A Saúde Humana


   Os vírus são responsáveis pela maioria das infecções humanas, causando numerosas doenças . Muitas dessas doenças não são graves , como é o caso das gripes ; são doenças comuns que não costumam oferecer gravidade. O melhor remédio para gripe é repouso e boa alimentação , práticas que reduzem o desgaste e aumentam  a resistência orgânica. Ainda no sentido de aumentar a resistência, alguns aconselham o uso do ácido ascórbico (vitamina C). Embora respondem por gripes e outras doenças benignas , os vírus causam também doenças graves , como a raiva , a poliomelite (paralisia infantil) , a varíola , a meningite , a febre amarela, a hepatite e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) . São também responsáveis por doenças de menor gravidade, como herpes e doenças frequentes na infância : sarampo  , catapora , caxumba , rubéola e outras. 

Darwinismo


  Charles Darwin (1809-1882) foi quem , em seu livro "Origem das Espécies , fundamentou a Teoria da Seleção  Natural , aceita hoje para explicar  evolução dos seres vivos. Darwin baseou suas suposições iniciais na superprodução de descendentes : como regra geral, são produzidos mais indivíduos em uma espécie do que podem ser conservados. Assim , por processos de seleção , mantêm-se os que estiverem mais bem adaptados ao meio em que vivem. Devemos , no entanto, ter sempre em mente que a seleção não cria formas novas: apenas escolhe entre as variações existentes. A explicação da origem dessas variações devemos buscar principalmente no fenômeno da mutação e da reprodução sexuada.  Não s deve , porém , desprezar o significado do acaso no processo de seleção natural . Formas em piores condições podem sobreviver, por casualidade , ao passo que outras , mais bem adaptadas , podem ser devoradas por um predador.

Mutação


  Um fenômeno de grande importância para o processo de evolução das espécies é o da mutação : ocorrem , vez por outra , súbitas modificações nos descendentes , mudanças essas não esperadas dentro dos padrões normais das diferenças determinadas pela reprodução. Em uma criação de carneiros , surgiu , por exemplo , um carneiro com pernas muito mais curtas que as penas de todos os outros , inclusive as de seus próprios pais. Esse carneiro , por reprodução , gerou novos carneiros de pernas curtas e ,  assim , determinou a manutenção de uma sensível diferença em relação aos indivíduos da espécie . Dizemos que houve uma mutação , uma súbita mudança. As modificações surgidas no patrimônio genético das células são chamadas mutações. As mutações que ocorrem nas células reprodutoras são transmissíveis de pais a filhos . São, portanto , diferentes das mutações que surgem nas células somáticas do indivíduo e que nada significam em termos de evolução. Para a evolução importam as modificações que ocorrem nas células que se reproduzem, pois são elas que transmitem essas modificações para o novo indivíduo que se forma e este, por sua vez, transmitirá aos seus descendentes. As mutações são importantes também para os indivíduos que se reproduzem assexuadamente , pois , nestes, as modificações ocorridas no soma , ao mesmo tempo gérmen , são transmitidas por um simples fenômeno de bipartição celular. As mutações  ocorrem ao acaso e , por seleção natural, serão mantidas se aumentarem as chances de sobrevivência do organismo , ou serão eliminada no caso contrário . Pode-se dizer, simplificadamente  que a evolução é o resultado da interação entre mutação ,reprodução sexuada e seleção natural.

Seleção Natural E Adaptação


  Os seres vivos dependem do recebimento de energia para sua sobrevivência . Eles só terão boas condições de sobrevivência se tiveram capacidade de obter a energia de que necessitam.  A capacidade de obter energia é, pois , um fator limitante da vida. Os vegetais  energia da luz solar sintetizam seus alimentos ; a energia contida nesses alimentos pode, posteriormente , ser utilizada por eles mesmos. Para os animais , incapazes de sintetizar a matéria orgânica , a luta pelo alimento assume proporções altamente significativas. Alguns animais são predadores , isto é , matam outros seres vivos para se alimentar. Nesta disputa pela alimentação sobrevivem aqueles que possuem melhores condições, maior facilidade para conseguir alimentos , ou seja , energia. Um animal pode vencer a concorrência pela alimentação em determinado meio, mas pode não ter o mesmo êxito em outro. Para a sobrevivência do animal , pode-se estabelecer inicialmente a necessidade de um bom ajustamento entre a sua capacidade de obtenção de alimento e o tipo  de concorrente que deve enfrentar . Se essas condições forem favoráveis , dizemos que o animal está bem adaptado ao meio ; existe harmonia entre o animal e o ambiente em que vive. Um animal adaptado quando existe harmonia entre ele e o meio em que vive. Como os mais bem adaptados têm maiores chances de sobrevivência, podemos dizer que na natureza ocorre uma seleção que favorece aqueles que estão em harmonia com o meio. A seleção natural verifica-se para todos os seres vivos e é muito importante , pois preserva as fomas mais bem adaptadas. Precisamos tomar cuidado para não confundirmos certas acomodações individuais com adaptações válidas para uma espécie inteira, não nos esquecendo ainda de que , mesmo dentro de uma determinada espécie, existem variações, ditadas por diversos fatores , dentre os quais adaptações regionais . 

Centríolos


  Os centríolos são estruturas citoplasmáticas existentes nas células dos protistas dos animais e dos vegetais inferiores , estando ausentes nas células dos vegetais superiores e dos procariontes. Em geral , uma célula animal apresenta um par centríolos dispostos perpendicularmente entre si , formando um diplossomo , Na célula que não está em divisão , os centríolos costumam situar-se próximos ao núcleo. Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica formada por nove grupos de três túbulos proteicos. A função dos centríolos parece estar ligada ao processo de divisão celular , embora existam dúvidas sobre sua atuação , pois células que não possuem centríolos também sofrem divisão . O centríolo é responsável pela formação de dois tipos de estrutura celular :os cílios e os flagelos. A motilidade do espermatozoide , por exemplo , é dada pela "cauda", que não passa de um tipo especial de flagelo . Essa "cauda" do espermatozoide forma-se pelo alongamento de um dos centríolos que , crescendo , empurra o citoplasma.  

Mitocôndrias


 A mitocôndria tem o formato aproximado de um bastonete. Possui duas membranas lipoproteicas :

1ª- Um externa , lisa e contínua .
2ª- Uma interna , pregueada.

A membrana interna é pregueada devido às invaginações que formam as cristas mitocondriais. Ela delimita o interior da mitocôndria , ou seja , delimita a sua matriz. O conjunto das mitocôndrias de uma célula recebe o nome de condrioma. A quantidade de mitocôndrias que constitui a condrioma é muito variável , sendo geralmente maior nas células animais do que nas vegetais. Verifica-se também que as mitocôndrias são mais numerosas em células muito ativas. As mitocôndrias são extremamente importantes para o funcionamento celular , pois são elas as responsáveis pelas oxidações biológicas que ocorrem no interior da célula e que constituem o importante fenômeno da respiração. A respiração é um fenômeno intracelular e se caracteriza por uma "oxidação biológica" causada pela reação entre o oxigênio e compostos orgânicos , resultando na libertação da energia necessária à atividade celular e à atividade de todo o organismo. Como é nas mitocôndrias que ocorre a libertação da energia necessária à realização de toda espécie de trabalho de um organismo , o condrioma é considerado o motor celular.

Complexo de Golgi


 O complexo de Golgi dispõe-se como vesículas arredondadas , formando um tipo de pilha de saquinhos achatados. Essas bolsas do complexo de Golgi comunicam-se umas com as outras e também com o retículo endoplasmático. O complexo de Golgi , da mesma forma que o retículo endoplasmático granular , aparece com mais abundância nas células com função secretora. A função do complexo de Golgi não está ligada , como acontece como o ergastoplasma , à produção das secreções proteicas , mas especialmente , à eliminação dessas secreções. Toda secreção sai da célula via complexo de Golgi. O complexo de Golgi , portanto, não sintetiza, mas elimina proteínas. Essas proteínas são a base de todas as secreções celulares : são produzidas no ergastoplasma pelos ribossomos e levadas através dos seus canais até o complexo de Golgi e , por meio deste , eliminadas.  Experimentos com células do sistema digestivo de mamíferos demonstraram que o complexo de Golgi fabrica açúcar. Essas células secretam um monopolissacarídeo que as protege contra a ação de enzimas . Mucopolissacarídeo é uma combinação de açúcar e proteína.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Língua Adâmica



   De acordo com a tradição religiosa judaico-cristã, a  capacidade de nomear as coisas teria sido conferida por Deus aos seres humanos por intermédio de Adão. Assim, no início dos tempos , haveria apenas uma língua , que todos falavam e por meio da qual se entendiam. No entanto, conforme a narrativa bíblica , certo dia os homens decidiram construir uma torre tão alta que tocasse o céu, a chamada Torre de Babel. Deus não gostou da prepotência humana e os castigou duramente : de repente , ninguém conseguia mais entender o que o outro dizia. A confusão gerada foi tão grande que a construção da torre teve que ser interrompida , e seus construtores dispersaram-se pelo mundo. Desse modo teria surgido a diversidade dos povos e das línguas (cf. Gênesis , 11,1-9). A explicação bíblica é , portanto, a de que todas as línguas teriam surgido de uma só. Trata-se da chamada língua adâmica. A maioria dos linguistas não acredita na hipótese de que todas as línguas possam ter derivado de uma única fonte, embora grande parte de seus estudos aponte para origens comuns entre diversas línguas.

Endocitose : Fagocitose e Pinocitose

  A célula pode também incorporar alimentos através de mecanismos especiais. Para incorporar uma partícula sólida , por exemplo , a célula pode emitir prolongamentos que envolvem a partícula a ser ingerida. Tais prolongamentos denominam-se pseudópodes. Os pseudópodes fundem-se , enfeixando a partícula em uma bolsa membranosa , que se solta dentro do citoplasma . Esse processo de incorporação é denominado fagocitose. Durante a fagocitose a membrana não se rompe : apenas a partícula é envolvida, formando uma bolsa que se desprende dentro do citoplasma. Essa bolsa , que contém a partícula sólida , tem o nome de fagossomo. A incorporação de partículas líquidas (gotículas) é feita por um processo diferente daquele da fagocitose: a pinocitose . Neste caso , a membrana dobra-se  para dentro do citoplasma , isto é, sofre uma invaginação , formando um estrito canal , o canal de pinocitose, através do qual a gotícula penetra. A membrana une-se na superfície da célula e liberta uma bolsa que contém a gotícula. Essa bolsa constitui o pinossomo. Da mesma forma que acontece com o fagossomo , também o pinossomo é uma bolsa que se volta dentro do citoplasma, permitindo à célula a incorporação denutrientes.A libertação das escórias do metabolismo da célula é feita por um processo inverso , chamado clasmocitose: a bolsa que contém as escórias dirige-se à membrana plasmática , á qual se funde , libertando , assim , o material que continha.

A Sociedade Asteca



 No topo da pirâmide social, estava o imperador , considerado semidivino. Ele tinha enorme poder e grande responsabilidade. Em caso de uma seca prolongada , por exemplo, era de sua responsabilidade fornecer alimentação  e roupa para as pessoas necessitadas. Abaixo do imperador vinham os nobres. Eram eles , geralmente , que ocupavam os principais cargos  administrativos, religiosos e militares. Aqueles que seguiam a carreira das armas , os guerreiros , tinham enorme prestígio na sociedade asteca. Inicialmente eram escolhidos entre os mais valentes. Com o tempo, a atividade começou a passar de pai para filho. Os que se destacavam capturando um grande número de inimigo ingressavam em prestigiadas ordens militares  , como a dos cavaleiros-águias , a dos soldados-do-sol ou a dos cavaleiros-jaguares. Alguns elementos da nobreza seguiam o sacerdócio em escolas especiais chamadas calmecac. Os sacerdotes eram encarregados de cultuar os deuses e interpretar a vontade deles. Como os sacerdotes do Egito antigo, acumulavam grande riqueza em terras e objetos preciosos. Isto graças às doações feitas pelo imperador e por particulares. Outros nobres tornavam-se altos funcionários públicos. Estes não pagavam impostos e jamais faziam trabalhos manuais. Seus filhos tinham direito à educação  especial, que os preparava para ocupar os melhores cargos no governo. Abaixo dos nobres vinham os artesãos , que eram conhecidos por sua habilidade e requinte. Os  ramos mais prestigiados eram a ourivesaria , a joalheria e o trabalho com plumas. Cada grupo de artesãos tinha a sua corporação, um bairro e um deus próprio. O ofício geralmente passava de pai para filho. Os artesãos trabalhavam nas suas próprias casas , ajudados por suas mulheres ,  ou nos palácios e residências dos grandes senhores.  Cada grupo pagava um imposto com artigos de sua especialidade. Em sua seguida , vinham os comerciantes , com destaque para os atacadistas , especialmente os que comercializavam artigos de luxo. Os comerciantes incentivavam os casamentos dos seus filhos com os filhos dos nobres a fim de ascender socialmente. Assim como os artesãos , eles transmitiam sua profissão aos filhos. Já os agricultores e os soldados constituíam a maioria da população masculina asteca e dificilmente conseguiam melhorar de vida. Os escravos , por sua vez, eram prisioneiros de guerra condenados pela justiça ou indivíduos que , para saldar uma dívida de jogo ou por terem se arruinado pela bebida , tinham se tornado escravos.

A Contra-Reforma


  Antes mesmo de Lutero, vários cristãos já defendiam a necessidade de reformar a Igreja. Mas só quando o protestantismo ganhou milhões de adeptos na Europa os líderes da Igreja  católica ou Contra-Reforma. Por meio dela a Igreja católica visava recuperar seu prestígio e divulgar o catolicismo. Esta reforma religiosa foi impulsionada pelos jesuítas , pela Inquisição e pelo Concílio de Trento. A ordem dos jesuítas é chamada de Companhia de Jesus e foi fundada em 1534 pelo militar espanhol Inácio de Loyola. Aproveitando-se da sua experiência como militar , Inácio de Loyola organizou os jesuítas dentro de uma rigorosa disciplina e obediência; daí os jesuítas se autodenominarem "soldados de Cristo". Além de serem ultradisciplinados, os jesuítas são conhecidos também por sua sólida formação intelectual. Os jesuítas empenharem-se em combater o protestantismo e levar o catolicismo para a Ásia , África e  América. Tanto nesses continentes quanto na Europa , os jesuítas criaram uma rede de colégios. Uma das estratégias dos jesuítas era adequarem-se aos costumes locais : na Índia , onde o hinduísmo, uma das religiões nativas , proíbe o consumo de carne , muitos jesuítas se tornaram vegetarianos; na China , vestiam-se com trajes típicos chineses para facilitar o diálogo com os nativos e a difusão do catolicismo. O Concílio de Trento foi convocado pelo papa Paulo III e durou de 1545 a 1563 , sendo interrompido várias vezes devido a guerras , desentendimentos e a uma peste que ocorreu naquela região da Itália. Depois de muitos debates e reuniões , os integrantes  do concílio (bispos , papa) chegaram a um acordo sobre vários pontos. O concílio de Trento considerou crime o lucro obtido com a venda de indulgências , propôs a criação de seminários para a formação de padres , reforçou o pode do papa, manteve a proibição do casamento para padres e freiras , destacou a importância da missa como sacrifício que renova o de Cristo , organizou o Index, isto é , relação de livros que os católicos estavam proibidos de ler. Esses livros eram queimados em enormes fogueiras. Além disso , revigorou o Tribunal do Santo Ofício , também chamado de Inquisição. A Inquisição era um tribunal formado por membros da Igreja e existia desde 1231, quando foi criado para vigiar , julgar e punir qualquer pessoa acudada de heresia. A inquisição agira de modo intolerante e violento. Às vezes , bastava uma simples suspeita para que a pessoa fosse chamada a depor nesse tribunal. E, conforme suas respostas , era condenada à perda de bens (terra , casa , móveis) à prisão perpétua e, às vezes , à morte na fogueira.

Noção de Modelo Científico


   Em qualquer ciência , os pesquisadores procuram criar um conjunto de idéias , de teorias , para explicar um fenômeno observado na natureza. Vamos exemplificar. Suponhamos que você e um colega sejam engenheiros. Observando uma máquina de moer carne , vocês se perguntariam:
Poderíamos montar um esquema e explicar matematicamente a máquina?  Usando este esquema , poderíamos construir uma nova máquina? Pois bem. O esquema , as explicações sobre o funcionamento, as teorias físicas e matemáticas , no total , podem constituir um modelo da máquina.   Agora , é muito  simples vocês perceberem que:

a) cada cientista pode criar um modelo diferente do mesmo fenômeno. Por exemplo, você e seu colega podem criar modelos diferentes da mesma máquina de moer carne.

B) um modelo será tanto mais perfeito, quanto mais profundamente explicar o fenômeno estudado, e , também à medida que possibilite previsões mais acertadas  sobre esse mesmo fenômeno.

Leis Das Combinações Químicas


  É lógicos que não. Significam apenas que a matéria está sofrendo transformações, isto é , passando de um para outro "tipo". E em qualquer desses casos dizemos que está ocorrendo um fenômeno, no qual a massa total da matéria , seja de um ou de outro tipo, é sempre a mesma.

"Na natureza nada se cria , nada se perde ; tudo se transforma."

Os esclarecimentos dos fenômenos começam a surgir no fim do século XVIII,  com as primeiras experiências  científicas nesse sentido. Os principais cientistas que realizaram essas experiências foram : Antoine L.de Lavoisier , Joseph Louis Proust , John Dalton, Jeremias Benjamin Richter , Karl Friedrich  Wenzel e Joseph Louis Gay- Lussac.  Quando observamos os fenômenos químicos , podemos verificar que existem certas relações entre as quantidades das substâncias que deles participam. Foi com  base na verificação desse fato que estes cientistas formularam algumas leis , procurando  , através delas , explicar o comportamento das diversas substâncias durante os fenômenos químicos. Eles estabeleceram as leis das combinações químicas , e a partir daí os fenômenos químicos puderam ser cientificamente interpretados. Com isso, a Química assumiu o caráter de verdadeira ciência , e pôde progredir de modo extraordinário.

As leis estabelecidas foram :

1. Lei da conservação da massa - Lei de Lavoisier
2. Lei das proporções constantes - Lei de Proust
3. Lei das proporções múltiplas - Lei de Dalton
4. Lei das proporções recíprocas - Lei de Richter - Wenzel Estas leis  são denominadas ponderais , pois se referem às masas das substâncias participantes do fenômeno.

5. Leis volumétricas de Gay -Lussac (são leis que se referem aos volumes dos participantes de um fenômeno).


Sociedade Do Desemprego


   A dificuldade está em que a simples automatização , por si só, não garante esse efeito , pois dela pode surgir uma realidade opressiva e antissocial : uma sociedade do desemprego. Isso se comprova com o aumento do número de pessoas sem trabalho  fixo nesses mesmos países em que a carga horária diminuiu , sem falar naqueles da América Latina nos quais os índices de desemprego são preocupantes e onde ainda subsistem situações de trabalho infantil e escravo. Para evitar o desemprego em massa , uma alternativa seria a redução do tempo de trabalho , pretendida pelas organizações de trabalhadores , o que conduziria também à construção de uma sociedade de maior tempo livre.  "[...] o trabalho socialmente útil, distribuído entre todos os que desejam trabalhar , deixa de ser a ocupação exclusiva ou principal de cada um : a ocupação principal pode ser uma atividade ou conjunto de atividades autodeterminadas levada a  efeito não por dinheiro , mas em razão do interesse , do prazer ou da vantagem que nela se possa encontrar. A maneira de se gerir a abolição do trabalho e o controle social desse processo serão questões políticas fundamentais dos próximos decênios. " (Gorz, Adeus ao Proletariado, p. 12).

É possível que estejamos caminhando para essa sociedade do tempo livre. No entanto, diversos autores questionam os fundamentos e o alcance dessa perspectiva. Consideram que existe potencialmente essa hipótese, mas não como fruto automático do modelo econômico atual , globalizado , imposto à maioria das pessoas nos países em desenvolvimento. Enfim , ainda vivemos em um mundo paradoxal , marcado por imensos  contrastes.  De um lado, percebemos realidades socioeconômicas homogêneas, desfrutadas por um restrito conjunto de pessoas, os incluídos . Os shoppings , os produtos de grife , os aeroportos , os computadores tornam-se padronizados pela globalização. De outro lado , percebemos inúmeros problemas e mazelas , atingindo milhões de seres humanos , os excluídos. Nesse contexto , como na Grécia antiga , o "ócio criativo" parece ser a condição de apenas uns poucos , não da maioria . Que mudanças socioeconômicas e de mentalidade poderiam ser promovidas para que isso se transforme e o trabalho possa cumprir sua função libertadora? Pense nisso.

Determinando o Real


  Como produto sociocultural , a linguagem atua não apenas como um filtro que limita , mas também como um filtro que determina o que somos capazes de perceber e entender de nossas experiência da realidade . Um exemplo de como a linguagem incide sobre nossa capacidade de perceber   e entender de nossas experiências da realidade. Um exemplo de como a linguagem incide sobre nossa capacidade de perceber as coisas é encontrado na língua  falada pelos maidus , grupo indígena do oeste dos Estados Unidos. De acordo com alguns estudiosos , nesse idioma existem apenas três palavras para designar as cores. Uma delas , lak, refere-se ao que identificamos como vermelho ; a segunda , tit, ao verde e ao azul ; e a terceira , tulak , ao amarelo , ao laranka e ao marrom . Assim, enquanto nós, que falamos português , distinguimos uma blusa amarela de outra marrom como roupas de cores distintas, os maidus as percebem e classificam como da mesma cor  (cF. Bandler e Grinder , La Estructura de la magia, p. 31). Vemos , nesse caso, que a língua , ao estabelecer certo número de distinções cromáticas , determina o que é possível ver. Sem passar por um processo de reaprendizado e reclassificação das cores , os maidus conseguem distinguir "naturalmente" menos cores do que nós. Mas não fiquemos muito convencidos. Especialistas afirmam que o sistema visual humano é potencialmente capaz de estabelecer milhões de distinções cromáticas, e nosso vocabulário pessoal em relação  às cores é imensamente inferior a isso.  Carregando implicitamente categorizações e interpretações do real , a língua pode também nos confundir. Quando dizemos , por exemplo, "ele veste calça azul" , o  "leite é branco" , "as árvores são verdes", somos levados a crer que as coisas "têm" cores ou "são" de determinada cor. Essa é uma crença do senso comum. Dizem os especialistas , no entanto, que a cor não é uma propriedade física dos objetos , mas sim uma sensação interna , que aprendemos a categorizar como cor.  Desse modo, azul, branco, verde ou qualquer outra cor  são apenas os nomes que damos a determinadas sensações visuais. Essas sensações estão vinculadas à maneira como nosso sistema nervoso funciona quando entra em contato com estímulos físicos externos , por meio de nossos sistema de visão. No entanto, mesmo quando sabemos de tudo isso, fica difícil acreditar no que dizem os cientistas , dada a força da experiência intuitiva , sacramentada pela linguagem.

Anuncios