Saiba Mais

Translate

sábado, 8 de junho de 2019

Um Exemplo De Parasitismo


A esquistossomose é uma doença causada por um verme (Schistosoma Mansoni), cujo ciclo resumiremos para introduzir a nomenclatura usado no estudo das parasitoses em geral .
 O verme adulto vive em vasos sanguíneos do mesentério e seus ovos são expelidos com as fezes humanas. Na água , as larvas que eclodem dos ovos penetram num caramujo e dentro dele se reproduzem e geram novas larvas , que saem e permanecem livres por um tempo em meio aquático. Em contato com a pele humana , essas larvas perfuram-na e atingem a circulação , onde crescem e se desenvolvem , dando origem a novos vermes.

¤Agente Etiológico : o parasita causador da doença , no caso , o esquistossomos.

¤Hospedeiro definitivo : o organismo (ser humano) que apresenta o parasita na sua fase adulta , capaz de efetuar a reprodução sexuada. ¤Hospedeiro Intermediário : o organismo (caramujo) que abriga a fase larvária do parasita.

¤Ectoparasita : aquele que se fixa externamente no corpo do hospedeiro.

¤Endoparasita : Aquele que se aloja em órgãos internos do hospedeiro , caso do esquistossomo.

¤Parasita Monoxeno : aquele que efetua o ciclo em apenas um hospedeiro.

¤Parasita heteroxeno : aquele que efetua o ciclo obrigatoriamente em dois hospedeiros , caso do esquistossomo.

¤Vetor : o organismo que transmite o parasita de um hospedeiro para outro.

¤Profilaxia : o conjunto de medidas que previnem o parasitismo ; no caso da esquistossomose , destruir o caramujo e evitar o contato com águas possivelmente contaminadas.

¤Contaminação: o contato do parasita com o corpo do hospedeiro ou com seus alimentos , objetos , roupas.

¤Endemia : a ocorrência da parasitose numa certa área , com um número mais ou menos constante de casos , durante longos períodos de tempo. A esquissomose é endêmica em certas regiões de lagoas e riachos , que contêm os caramujos.

¤Epidemia : a ocorrência brusca de um grande número de casos de parasitose numa região com poucos ou nenhum caso anterior.

¤Pandemia : uma epidemia de âmbito mundial.

¤Incidência : a frequência com que ocorrem novos casos da parasitose num determinado período de tempo. Exemplo : número de novos casos registrados por ano.

¤Incubação : o tempo decorrido entre a infestação e a manifestação dos primeiros sintomas da doença.



Anuncios