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sexta-feira, 12 de abril de 2019

Razão e Fé Juntas



De outro lado, surgiram pensadores cristãos que defenderam o conhecimento da filosofia grega , percebendo a possibilidade de utilizá-la como instrumento a serviço do cristianismo. Conciliado com a fé cristã , o estudo da filosofia grega permitiria à Igreja enfrentar os descrentes e derrotar os hereges com as armas racionais da argumentação lógica. O objetivo era convencer os descrentes , tanto quanto possível, pela razão, para depois fazê-los aceitar a imensidão dos mistérios divinos , somente acessíveis pela fé.  Nesse contexto , a filosofia medieval pode ser dividida em quatro momentos principais :

¤ o dos padres apostólicos , do início do cristianismo ( séculos I e II) , entre os quais se incluem os apóstolos , que disseminavam a palavra de Cristo, sobretudo em relação a temas morais.  Entre estes se destaca a figura de São Paulo pelo volume e valor literário de suas epístolas (cartas escritas pelos apóstolos);

¤ o dos padres apologistas (séculos III e IV) , que faziam a apologia do cristianismo contra a filosofia pagã. Entre os apologistas destacam-se Orígenes , Justino e Tertuliano , este o mais intransigente na defesa da fé contra a filosofia grega;

¤ o da patrística (de meados do século IV ao século VIII) , que pretendia uma conciliação entre a razão e a fé. Destacam-se aqui a figura de Santo Agostinho e a influência da filosofia platônica ;

¤ o da escolástica ( do século IX a XVI) , em que se buscou uma sistematização da filosofia cristã, sobretudo a partir da interpretação da filosofia de Aristóteles , com destaque para a figura de Santo Tomás de Aquino. Sua característica fundamental é a ênfase nas questões teológicas , destacando-se temas como : o dogma da Trindade , a encarnação de Deus-filho , a liberdade e a salvação , a relação entre fé e razão.

¤ Observação: Há também uma produção filosófica medieval que progressivamente se desvinculou da tradição cristã (Roger Bacon , Guilherme de Ockham, entre outros), bem como uma filosofia não europeia e não cristã (Avicena , Averróis , Maimônides , entre outros).

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