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quinta-feira, 4 de abril de 2019

As Orações Coordenadas Nos Textos


Na seção anterior , foram apresentadas  as relações básicas estabelecidas pelas  orações coordenadas. Na estruturação dos textos , sejam eles narrativos ou dissertativos, essas relações, na verdade , diversificam-se bastante , constituindo um amplo conjunto de recursos por meio dos quais o enunciador - quem fala ou escrever - cria efeitos estilísticos , constrói raciocínios argumentativos , indica a progressão (continuidade) temática e/ ou explicita suas intenções discursivas. Os trechos a seguir exemplificam alguns desses empregos das relações de coordenação.

¤Exemplo 1

1- E o olhar estaria ansioso esperando

2- E a cabeça ao sabor da mágoa balançando

3- E coração fugindo e o coração voltando

4- E os minutos passando e os minutos passando...

+Vinicius de Moraes . Antologia poética. Rio de Janeiro : José Olympio , 1984.

Nesses versos , a repetição da conjugação e no início de cada oração de uma série de coordenadas constitui um polissíndeto , recurso estilístico que , nesse caso , tanto contribui para a cadência (ritmo) do texto como sugere a ocorrência simultânea ou quase simultânea dos  fatos expressos pelas orações.
¤Exemplos 2

As "escolinhas" de futebol , como são conhecidos os centros de formação de jogadores nas divisões de base dos clubes , possibilitam a renovação dos times e contribuem para o equilíbrio financeiro dos clubes , que podem, oportunamente , vender suas jovens revelações. Essas escolas são, portanto, imprescindíveis ao futebol. O problema é que muitas delas funcionam apenas como "máquinas" de formar jogadores. Os clubes deveriam ter o compromisso de não só preparar tecnicamente os garotos , mas também oferecer-lhes uma formação educacional que lhes permitisse , tanto dentro como fora do futebol, atuar com ética e responsabilidade social. No primeiro período desse texto dissertativo , o e articula , por adição, dois argumentos favoráveis às escolinhas de futebol : elas servem para renovar os times e equilibrar as finanças do clube. No segundo período , por meio da conjugação portanto, estabelece-se uma relação lógica de conclusão com o que se afirma anteriormente.
 No quarto período , o emprego da locução não só... mas também estabelece uma relação aditiva entre o que já acontece - os clubes preparam tecnicamente os garotos - e o que , na opinião do do autor , deveria ser acrescentado : os clubes deveriam dar formação humanística aos jovens jogadores.

¤Exemplos 3

"Nosso trabalho é voluntário , mas extremamente profissional."

Extraído de um texto publicitário de uma instituição beneficente pedindo doação para manter suas atividades.

Essa frase explicita duas características do trabalho realizado pela instituição: ele é voluntário e é, também , profissional. O emprego da adversativa mas introduz uma afirmação por meio da qual se admite , implicitamente , que nem todo trabalho voluntário é executado com profissionalismo ; ao mesmo tempo a oração adversativa funciona , por antecipação , como um contra argumento ao ponto de vista de algum leitor que partilhe da opinião de que trabalhos voluntários geralmente são feitas de forma "amadora", isto é, sem muita responsabilidade e comprometimento. Os exemplos acima focalizam apenas algumas das inúmeras possibilidades de emprego das orações coordenadas. antecipação , como um contra argumento ao ponto de vista de algum leitor que partilhe da opinião de que trabalhos voluntários geralmente são feitas de forma "amadora", isto é, sem muita responsabilidade e comprometimento. Os exemplos acima focalizam apenas algumas das inúmeras possibilidades de emprego das orações coordenadas.

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