Saiba Mais

Translate

domingo, 7 de abril de 2019

A Prosa Do Período Humanista


Época de transição , o período humanista caracteriza-se pelo progressivo abandono da mentalidade teocêntrica medieval, preparando o advento do Renascimento. O desenvolvimento da prosa literária denuncia esse movimento , bem como os tratados técnicos , didáticos e morais , escritos por membros da própria família real, mostram as preocupações práticas dos governantes no começo da era mercantilista . Mas é o início da historiografia , a partir da terceira década do século, a mais clara evidência dessas transformações. A prosa humanista tem especial importância na evolução da língua portuguesa , que era ainda pouco adequada à discussão de idéias abstratas , o que se fazia até então em latim. Os autores tiveram de aperfeiçoar a sintaxe , sobretudo a subordinação, e o sistema de pontuação . O vocabulário , insuficiente  para a expressão de pensamentos mais complexos , precisou ser adaptado e ampliado. Aos poucos a língua foi adquirindo a estrutura que lhe daria as características modernas que conserva até hoje.

¤ Teocentrismo - concepção vertical da vida , em que Deus (Théos) é o centro de todas as coisas. A vida na Terra é apenas um exílio que prepara para a vida após a morte , quando o homem poderá ser salvo ou condenado. Opõe-se ao antropocentrismo.

¤ Antropocentrismo- concepção horizontal da vida, em que o homem (ánthropos) é o centro e a medida do universo. A vida e o universo explicam-se pelos valores humanos.

Anuncios