Saiba Mais

Translate

sábado, 13 de abril de 2019

A Outra Gramática



A crônica Santos Nomes em vãos termina assim:

"Para a sorte do boy , Aristarco e Praxedes continuavam desacordados." Com essa frase , o narrador dá a entender que , se os dois gramáticos ouvissem a fala do boy , certamente ficariam indignados , criticariam o "jeito de falar" do jovem e "corrigiriam" aquilo que , do ponto de vista deles , seriam "erros de português". Eles diriam , por exemplo, que a frase "Os dois rolô no chão" está errada e que o certo é "Os dois rolaram no chão". Aristarco e Praxedes são defensores da gramática normativa , uma teoria que estabelece seus critérios de "certo" e "errado" baseando-se na maneira como tradicionalmente o idioma vem sendo empregado por usuários considerados por ela como "exemplares" (romancistas e poetas consagrados , oradores famosos , intelectuais , gramáticos etc.) . Assim, frases como "Pra mim, esses caras não é bom da bola" e " Os dois rolô no chão" são correntes do ponto de vista linguístico - já que todos compreendem as idéias que expressam - mas , como não se enquadram no padrão de uso tradicional, "exemplar" do idioma , são consideradas incorretas pela gramática normativa. As reflexões anteriores permitem concluir , então, que existem duas gramáticas.

¤ Gramática Internalizada - Sistemas de Regras que constituem a estrutura de funcionamento do idioma e que são assimiladas naturalmente - pela prática - por todos os falantes.

¤Gramática Normativa - Teoria que propõe um conjunto de normas e orientações que se falar/escrever conforme os usos "exemplares" - tradicionais - do idioma .

Fique Atento !

Uma língua oferece a seus usuários diferentes formas de realização, isto é , diferentes "jeitos de falar e escrever" , e , segundo a Linguística , não existe uma forma melhor (mais certa) ou pior (mais errada) de empregar a língua. A norma culta é apenas uma entre as muitas formas de usar a língua.
 A escolha da norma culta como "modelo" é arbitrária e convencional; baseia-se em critérios ideológicos (sociais , culturais , políticos e econômicos).

Anuncios