A filosofia de Tomás de Aquino (1226-1274) - o tomismo - parece ter nascido com objetivos claros : não contrariar a fé. De fato, sua finalidade ora organizar um conjunto de argumentos para demonstrar e defender as revelações do cristianismo. Assim, Tomás de Aquino reviveu em grande parte o pensamento aristotélico em busca de argumentos que explicassem os principais aspectos da fé cristã. Enfim , fez da filosofia de Aristóteles um instrumento a serviço da religião católica , ao mesmo tempo em que transformou essa filosofia numa síntese original. Retomando as ideias de Aristóteles sobre o ser e o saber , Tomás de Aquino enfatizou a importância da realidade sensorial. Em relação ao processo de conhecimento dessa realidade , ressaltou uma série de princípios considerados básicos , dentro os quais se destacam :
¤ princípio da não contradição - o ser é ou não é. Não existe nada que possa ser e não ser ao mesmo tempo e sob o mesmo ponto de vista ;
¤princípio da substância- na existência dos seres podemos distinguir a substância ( a essência propriamente dita de uma coisa , sem a qual ela não seria aquilo que é) do acidente ( a qualidade não essencial , acessório do ser);
¤princípio da causa eficiente - todos os seres que captamos pelos sentidos são seres contingentes, isto é , não possuem em si próprios a causa eficiente de suas existências. Portanto , para existir , o ser contingente depende de outro ser que representa sua causa eficiente , chamado de ser necessário;
¤princípio da finalidade - todo ser contingente existe em função de uma finalidade , de uma "razão de ser". Enfim , todo ser contingente possui uma causa final;
¤princípio do ato e da potência - todo ser contingente possui duas dimensões , o ato e a potência. O ato representa a existência atual do ser , aquilo que está realizado e determinado. A potência representa a capacidade real do ser , aquilo que não se realizou mas pode realizar-se. É a passagem da potência para o ato que explica toda e qualquer mudança.