Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Ceticismo e Ceticismo Absoluto


Uma doutrina é cética quando duvida ou nega a possibilidade de conhecermos a verdade. Essa interpretação também pode seguir duas vertentes básicas , uma absoluta e outra relativa. Muitos consideram o filósofo grego Górgias (c. 485-380 a.C.) o pai do ceticismo absoluto. Ele defendia as seguintes ideias : o ser não existe; se existisse , não poderíamos conhecê-lo ; e se pudéssemos conhecê-lo , não poderíamos comunicá-lo aos outros. Outros estudiosos apontam o filósofo grego Pirro (365-275 a.C.) como o fundador do ceticismo absoluto . Por isso , chama-se muitas vezes o ceticismo de pirronismo. Pirro afirmava ser impossível ao ser humano conhecer a verdade devido a duas fontes principais de erro :

¤os sentidos - dizia o filósofo que nossos conhecimentos são provenientes dos sentidos (visão, audição, olfato , tato, paladar) , mas estes não são dignos de confiança , pois podem nos induzir ao erro;

¤a razão - explicava Pirro que as diferentes e contraditórias opiniões manifestadas pelas pessoas sobre os mesmos assuntos revelam os limites de nossa inteligência . Jamais alcançaremos certeza de qualquer coisa. O ceticismo absoluto despertou muita oposição. Seus críticos consideram-no uma doutrina radical , estéril e contraditória. Radical porque nega totalmente a possibilidade de conhecer . Estéril porque não leva a nada. Contraditória porque , ao dizer que nada é verdadeiro , acaba afirmando que pelo menos existe algo de verdadeiro , isto é , o conhecimento de que nada é verdadeiro.

Anuncios