Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 13 de março de 2019

Trabalho


Outra vertente interpretativa , fundada pelo filósofo alemão Karl Marx (1818-1883) , entende que é o trabalho que possibilita a distinção entre ser humano e animais , portanto, entre cultura e natureza. Segundo essa perspectiva , seria a partir do trabalho - e da forma como se dá o processo de produção da vida material das comunidades humanas - que se desenvolveriam todas as outras formas de manifestação humana :

"Pode-se considerar a consciência , a religião e tudo o que se quiser como distinção entre os homens e os animais ; porém esta distinção só começa a efetivar-se quando os homens iniciam a produção dos seus meios de vida. " (Marx e Engels , A Ideologia Alemã , p. 19).

De acordo com essa interpretação , portanto , é o modo como os seres humanos constroem sua vida material que dá origem à elaboração da vida espiritual e das relações sociais , formando um conjunto que constitui a cultura . Isso quer dizer também que não podemos falar de cultura no singular , mas sim de culturas , pois elas são múltiplas e variáveis , de acordo com a diversidade dos modos de ser e viver das coletividades humanas.

Anuncios