Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 6 de março de 2019

Pequena História do Elétron


   As leis de Michael Faraday (1834) sobre a eletrólise levaram G. J. Stoney a sugerir que a eletricidade deveria ser formada por corpúsculos , aos quais ele chamou de "elétrons". Muitos anos mais tarde , explicando a natureza dos raios catódicos , Thomson (1897) concretizou a existência dos elétrons . Thomson descobriu que a relação carga/massa (e/m) é constante para os raios catódicos , independentemente do gás residual no interior do tubo ou da natureza dos eletrodos. Com isso ele demonstrou que os raios catódicos eram sempre formados pelo mesmo tipo de partícula , isto é , os elétrons. Como se formam os raios catódicos?
Segundo Thomson, os raios catódicos são constituídos de elétrons provenientes de duas fontes :
a) do próprio eletrodo negativo (cátodo). Estes elétrons se desprendem do eletrodo e são acelerados pelo próprio campo elétrico dos eletrodos.

B) provenientes também dos átomos do gás colocado no tubo . Entretanto este tipo de elétron contribui menos para a formação dos raios catódicos uma das aplicações dos tubos de rios catódicos consiste na fabricação de lâmpadas de neônio (fluorescentes) e lâmpadas de mercúrio , que você poderá encontrar em vias públicas.

¤Os raios catódicos são formados de elétrons.

Anuncios