Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 18 de março de 2019

Da Teoria À Prática - Ponto de Partida


Uma campanha publicitária de um filme para fotografias apresentava fotos feitas com o produto anunciado e comparava-as com fotos produzidas com filmes de outras marcas. No anúncio , aparecia a seguinte frase:

"Melhore até 25% de suas fotos"

Vamos começar com uma perguntinha : "melhorar até 25% das fotos" significa dizer que , de cada 100 fotos feitas com filme anunciado , exatamente 25 ficam melhores. Note, portanto , que mesmo que apenas 1 em 100 fotos fique melhor com o filme anunciado do que com outro , a afirmação não pode ser considerada enganosa (embora seja meio capciosa , isto é ,  ardilosa , sutil). Existe a possibilidade de que a intenção do texto tenha sido informar que o filme "melhora em até 25% as suas fotos". Nesse caso , a frase estaria afirmando que todas as fotos feitas com o filme têm qualidade até 25% superior à das fotos feitas com outro filme. Repare que , mesmo assim, a afirmação continuaria capciosa : se todas as fotos ficassem apenas 1% melhores que se feitas  com outro filme , a frase não poderia ser considerada enganosa. Aí está : para um leitor atento , o elemento fundamental desse texto publicitário é , sem dúvida , a aparentemente "inocente" palavrinha até.



Anuncios