Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 13 de março de 2019

Relações Entre Os Seres Vivos


Os seres vivos de uma comunidade mantêm constantes relações entre si , exercendo , assim, influências recíprocas em suas vidas . As inter-relações podem ser evidenciadas entre indivíduos de uma mesma população , ou seja , entre indivíduos de uma mesma espécie (relações intra-específicas), ou  entre indivíduos pertencentes a espécies diferentes (relações interespecíficas) . Quando analisadas isoladamente , essas relações podem se revelar harmônicas ou desarmônicas . As relações harmônicas ou interações positivas são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos da associação . As relações  desarmônicas ou interações negativas são aquelas em que pelo menos um indivíduo da associação sai prejudicado. Considerando , entretanto , o  total de todas as relações entre os seres vivos de uma comunidade , verifica-se que , em termos da manutenção do equilíbrio ecológico global , essas relações revelam-se harmônicas. As relações intra-específicas harmônicas são: 

1ª- Sociedades- União permanente entre indivíduo de uma mesma espécie , em que há divisão de trabalho . Ex: insetos sociais como as
abelhas , cupins e formigas.

2ª- Colônias - união anatômica entre indivíduo da mesma espécie , formando uma unidade estrutural e funcional . Ex.: corais.

A relação intra-específica desarmônica é o canibalismo , em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar. Há também a competição intra-específica. As relações interespecíficas harmônicas são : mutualismo , proto-cooperação , inquilinismo e comensalismo. As desarmônicas principais são: predatismo , parasitismo e competição interespecífica . 

Anuncios