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sábado, 16 de março de 2019

O Lazer Alienado


E o que dizer do nosso lazer ? Será que o processo de alienação na sociedade industrial afeta também a utilização de nosso tempo livre? Vejamos. A indústria cultural e de diversão vende peças de teatro , filmes , livros , shows , jornais e revistas como qualquer outra mercadoria. E o consumir alienado compra seu lazer da mesma maneira como compra sua pasta dental ou seu xampu. Consome os "filmes da moda" e frequenta os "lugares badalados" , sem um envolvimento autêntico com o que faz. Agindo desse modo, muitos se esforçam e até pensam que estão se divertindo , querem acreditar que estão se divertindo. No entanto, "através da máscara da alegria se esconde uma crescente incapacidade para o verdadeiro prazer" (Lobsenz, citado em Lowen , Prazer , p. 13-14).  Isso quer dizer que a lógica capitalista afeta até mesmo a relação do indivíduo com as obras de arte . Reduzidas ao nível de mercadorias , estas passam a obedecer à lei de oferta e da procura. Tornam-se puros "negócios" fabricados pela indústria cultural, expressão criado por Horkheimer e Theodor Adorno (1906-1969) , pensadores da Escola de Frankfurt. E o que era fruto da espontaneidade criativa do sujeito transforma-se em produção padronizada de objetos de consumo com vistas à obtenção de lucros econômicos.

"A técnica da indústria cultural levou apenas à padronização e à produção em série , sacrificando o que fazia a diferença entre a lógica da obra [de arte] e a do sistema social. (Adorno e Horkheimer, Dialética do esclarecimento, p.114).

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