Em outra cidade jônica, Éfeso , também se desenvolveu um pensamento distinto e original . Isso se desenvolveu a Heráclito (c. 535-475 a.C), estudioso da natureza e preocupado com a arché. Assim como os pensadores de Mileto, heráclito observava que a realidade é dinâmica e que a vida está em contante transformação. Mas, diferentemente dos milésios - que buscavam na mudança aquilo que permanece - , decidiu concentrar sua reflexão sobre o que muda . Assim, o filósofo dirá que tudo flui , nada persiste nem permanece o mesmo. O ser não é mais que o vir a ser. "Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sobre ti" (Heráclito , em Souza , Pré-Socráticos, p. XXXI). Heráclito também observou, como seus predecessores , a atuação dos opostos da natureza (frio e calor , seco e único etc.), mas radicalizou essa observação , conferindo papel essencial a esse conflito em sua cosmologia. Para ele , o fluxo constante da vida seria impulsionado justamente pela luta de forças contrárias : a ordem e a desordem , o bem e o mal , o belo e o feio, a construção e a destruição , a justiça e a injustiça , o racional e o irracional , a alegria e a tristeza etc. Assim, afirmava que "a luta (guerra) é a mãe , rainha e princípio de todas as coisas". É pela luta das forças opostas que o mundo se modificou e evolui. Por isso , Heráclito imaginou que , se devia haver um elemento primordial da natureza , este teria que ser o fogo , com chamas vivas e eternas , governando o constante movimento dos seres.
"Este mundo, que é o mesmo para todos , nenhum dos deuses ou dos homens o fez ; mas foi sempre , é e será um fogo eternamente vivo, que se acende com medida e se apaga com medida. " (Heráclito , em Souza , Pré-Socráticos , p. XXVIII). A medida desse acender e apagar do fogo seria determinada pelo logos - o pensamento , a razão- que , para Heráclito , era a razão criadora e unificadora das tensões opostas , a razão-discurso do filósofo: "É sábio escutar não a mim, mas a meu discurso" (Heráclito , em Souza , Pré-Socráticos, p. XXX). Ele resgatava , assim , a unidade , mas uma unidade descortinada pela mente atenta , desperta , em vigília. Pela importância que deu ao movimento , a escola hereclitiana de pensamento é chamada de mobilista . Apesar de não ter sido muito bem visto entre seus contemporâneos e estudiosos posteriores , Heráclito é considerado um dos mais destacados filósofos pré-socráticos e o primeiro grande representante do pensamento dialético. Teria inspirado filósofos como Nietzsche , Hegel e Heidegger , entre outros.