Começando nossa caminhada por este maravilhoso mundo da estrutura da matéria , vamos ver algumas idéias que constituem uma simplificação do chamado Modelo de Rutherford - Bohr. O átomo é um sistema descontínuo (isto é , predominam os espaços vazios) formado por núcleo extremamente pequeno e pesado , o qual é dotado de cargos elétricas positivas . Em torno do núcleo , guardando uma certa distância , giram diminutas cargas elétricas negativas que constituem a eletrosfera. A ideia do átomo indivisível já não tem mais sentido , pois ele é constituído de duas regiões distintas : núcleo e eletrosfera. E cada uma dessas regiões é formada por partículas ainda menores . Agora você precisa conhecer mais alguma coisa sobre as partículas constituintes do átomo. Observe :
Prótons : partículas que apresentam carga elétrica positiva , unitária (+ 1) e massa também unitária . Este valores são relativos e servem para comparação com a carga e a massa do elétron e do nêutron.
Nêutrons : partículas sem carga elétrica , de massa praticamente igual à do próton.
Elétrons : partículas que apresentam carga elétrica negativa , unitária (-1) , de massa reduzida , ou seja , 1840 vezes menor que a do próton. Nestas condições , a massa do elétron é considerada desprezível em relação à massa do próton. Evidentemente, você poderá indagar :
Qual é o tamanho de um átomo?
A nossa inteligência naturalmente tende a não aceitar medidas que fogem ao nosso campo visual , sejam elas infinitamente pequenas ou infinitamente grandes. Por isso , lançamos mão de algumas comparações que ajudarão a visualizar tais medidas. O diâmetro do átomo é da ordem de 10(-8) cm , ou seja , 0,00000001 cm. Logo, se contarmos os átomos enfileirados no fio de uma régua de 10 cm, teremos 1 bilhão de átomos em uma única carreira. Embora o átomo seja assim pequeno, seu núcleo é ainda muitas vezes menor . O diâmetro do núcleo é da ordem de 10(-12) a 10(-13) cm. Ou seja , o átomo é 100.000 vezes maior que seu próprio núcleo. Para que você tenha ideia desta relação, observe o seguinte fato:
Se pudéssemos comprimir os átomos enfileirados no fio da régua , no exemplo anterior , até que os núcleos se encontrassem , eles ocupariam um comprimento de apenas 0,001 mm a 0,01 mm.